Sábado, 20 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

26/9/2016 - Sorocaba - SP

Prefeitura realiza Tour do Rio Sorocaba




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

2016-05-24-aco-pescaria-no-rio-sorocaba-ft-zaqueu-preonca-307-294

Inscrição é gratuita e pode ser feita até esta terça-feira (dia 27)

Nesta quarta-feira (dia 28), a população pode participar gratuitamente do Tour do Rio Sorocaba em três horários: das 8h às 10h, das 10h às 12h e das 14h às 17h. Já os servidores públicos terão a mesma oportunidade das 14h às 17h. O passeio ocorrerá num ônibus movido a gás natural veicular (GNV) ou biometano, considerado o primeiro do Brasil. As inscrições podem ser feitas gratuitamente, das 8h às 17h, pelo telefone (15) 3238.2366 ou pessoalmente na Secretaria do Meio Ambiente (Sema), até esta terça-feira (27).

Promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Sema e da Urbes – Trânsito e Transportes, o objetivo da atividade de Educação Ambiental é sensibilizar os participantes com relação ao rio Sorocaba, além de oferecer à população a oportunidade de conhecer os aspectos históricos e ambientais deste importante manancial.

Roteiros

Pela manhã, partindo do Centro de Educação Ambiental do Rio Sorocaba (CEA Rio Sorocaba), localizado em frente ao Poupatempo, os participantes vão percorrer o trecho urbano do rio, passando pela Praça da Biodiversidade, Parque Municipal “Porto das Águas” e o Parque das Águas, no Jardim Abaeté. Em cada parada, os técnicos abordarão as questões ambientais e as curiosidades de cada local.

À tarde, saindo do Paço Municipal, o tour passará pela Praça da Biodiversidade, Parque Municipal “Porto das Águas”, Parque das Águas, no Jardim Abaeté, e pela Estação de Tratamento de Esgoto (ETE-S1).

No CEA, serão abordadas informações sobre o rio Sorocaba, sua fauna e história. Na Praça da Biodiversidade, as pessoas conhecerão os ecossistemas e as espécies da flora e fauna de Sorocaba. No Parque Municipal “Porto das Águas” e no Parque das Águas, o tema será a importância da várzea, o motivo das inundações no local em algumas épocas do ano e a estação elevatória do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). Já na ETE-S1, os participantes vão saber como o esgoto de Sorocaba é tratado.

O tour realizado pela manhã terá saída e chegada no CEA Rio Sorocaba, localizado na Avenida Dom Aguirre, em frente ao Poupatempo Sorocaba. Já o passeio realizado à tarde, terá saída e chegada em frente ao Teatro Municipal “Teotônio Vilela” (TMTV), no Alto da Boa Vista. De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, pela manhã são oferecidas 15 vagas para cada turma. Já à tarde são 35 vagas para funcionários e 20 vagas para a população.

Sobre o ônibus

Sorocaba já fez testes com ônibus híbridos anteriormente. Em 2014 testou um ônibus elétrico e, em 2015, um ônibus a gás natural veicular. O uso de combustível limpo como o biodiesel e o GNV para a frota de ônibus é uma das medidas possíveis de combate à poluição, pois ajuda na redução da emissão de gases de efeito estufa, melhorando a qualidade do ar da cidade.

O biodiesel é um combustível biodegradável derivado de fontes renováveis. Já o GNV tem importante papel na redução de emissão de poluentes, pois libera apenas o dióxido de carbono – em menor proporção que os combustíveis líquidos – e água.

Para a Secretaria do Meio Ambiente, esta iniciativa é fundamental para o compromisso de Sorocaba dentro dos esforços no combate às mudanças climáticas e a economia de baixo carbono. Conter as emissões destes gases de efeito estufa é uma tarefa indispensável e uma necessidade imediata de desacelerar o avanço do aquecimento global.

De acordo com o Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) de Sorocaba, divulgado em 2014, o setor de transporte é o maior responsável pela emissão destes gases no município, contribuindo com 52,9% do total de emissões da cidade, explicado pela utilização de combustíveis oriundos de fontes não renováveis. É o caso da gasolina e do óleo diesel, que abastecem boa parcela dos veículos que circulam por Sorocaba e são altamente prejudiciais ao meio ambiente.

O aumento contínuo da concentração de gases de efeito estufa na atmosfera traz maior interação com a radiação infravermelha emitida pelo planeta Terra e, por consequência, implica no aumento da temperatura do ar atmosférico. Esse aumento é o que se denomina de aquecimento global, que pode ter reflexos nas mudanças climáticas como a distribuição irregular das chuvas, aumento ou diminuição de temperaturas da atmosfera, elevação do nível do mar, entre outros.

 

 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.