Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

4/3/2015 - Sorocaba - SP

Prefeitura promove workshop para debater o acervo da flora do Jardim Botânico de Sorocaba




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Na próxima semana, nos dias 12 e 13 de março, a Prefeitura de Sorocaba promoverá gratuitamente o Workshop “Plano de coleções e seleção de espécies prioritária para a conservação do Jardim Botânico Irmãos Villas-Bôas”, que contará com representantes de importantes instituições brasileiras. O evento marcará a celebração do 1º aniversário do novo cartão-postal da cidade, inaugurado no dia 15 de março de 2014, e contará com palestras, mesa-redonda, minicurso, painéis, grupos de trabalho, oficina e até espaço para divulgação de pesquisas botânicas.

“O principal objetivo do nosso Jardim Botânico é trabalhar na conservação das espécies locais e regionais da flora. E neste workshop queremos trazer a discussão, junto a pesquisadores e profissionais da área, sobre as espécies ou grupos botânicos prioritários para a conservação”, destaca Clebson Ribeiro, secretário do Meio Ambiente. O evento também vai fomentar e orientar linhas de pesquisas e que, futuramente, servirão de base para novas políticas públicas para a conservação da flora de Sorocaba e região.

“Queremos reunir grupos de interesse, com diferentes olhares, experiências e conhecimentos e, assim, garantir a boa representatividade das coleções botânicas frente às necessidades, interesses e relevância que têm para o cumprimento da missão do Jardim Botânico de Sorocaba”, explica Vidal Dias da Mota Junior, diretor de Gestão Ambiental e Zoobotânica da Sema.

O evento também terá espaço para apresentação de pesquisas botânicas que estão sendo realizadas na região. Os melhores trabalhos serão avaliados por uma comissão organizadora e apresentados durante o evento. Os resumos da pesquisa devem ser enviados até às 16h do dia 9 de março para o e-mail jardimbotanico@sorocaba.sp.gov.br

As inscrições para o workshop serão realizadas no início do evento, às 8h, nos dois dias de atividades.

O Jardim Botânico de Sorocaba está localizado na Rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações. Mais informações pelo telefone 3227.9996 ou pelo e-mail jardimbotanico@sorocaba.sp.gov.br

Programação do dia 12

Na quinta-feira, após a abertura oficial do workshop e a apresentação do Jardim Botânico de Sorocaba, às 10h, tem início a palestra “Panorama da vegetação da região de Sorocaba”, com o professor Dr. Nobel Penteado de Freitas (Uniso). Em seguida, às 11h, a Dra. Maria Lucia Moreira Nova da Costa, do Centro de Conservação Nacional da Flora (Rio de Janeiro) vai abordar “A conservação de espécies ameaçadas de extinção nos jardins botânicos brasileiros”.

Já à tarde, às 13h30, terá início uma mesa-redonda com o tema “Plano de Coleções e seleção de espécie prioritária para conservação”, com a mediação de Welber Smith, diretor de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente. Além da Rede Brasileira de Jardins Botânicos, participarão do debate a professora Dra. Vilma Palazetti de Almeida (PUC Sorocaba) e a professora Dra. Ingrid Koch (UFSCar-Sorocaba).

Em seguida, às 15h30, terá início a elaboração de um documento dos grupos de trabalho. Para encerrar o primeiro dia, às 17h30, será feita a apresentação desses trabalhos.

Programação do dia 13

Na sexta-feira, às 8h30, os participantes do workshop terão a oportunidade de conhecer a experiência da Fundação Zoobotânica de Belo Horizonte na conservação de espécies ameaçadas no Projeto Faveiro de Wilson, apresentada pelo professor Dr. Fernando Moreira Fernandes.

Na sequência, às 9h30, Welber Smith vai falar sobre a experiência da elaboração do livro “Biodiversidade do município de Sorocaba”.    Às 10h30, serão apresentados os painéis selecionados com o tema “Pesquisa botânica da microbacia Sorocaba Médio-Tietê”.

Já às 11h30, a Rede Brasileira de Jardins Botânicos fará uma oficina de capacitação dos Jardins Botânicos para registro e enquadramento junto ao Sistema Nacional de Registros dos Jardins Botânicos do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

À tarde, para encerrar o workshop, a partir das 13h30, será oferecido um minicurso “Funcionalidades básicas do software Brahms”, com o Dr. Denilson Fernandes Peralta, do Instituto de Botânica do Jardim Botânico de São Paulo.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.