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27/8/2015 - Sorocaba - SP

Prefeitura lança nova Central de Atendimento, Portal remodelado e aplicativo cultural




da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

Ferramentas tecnológicas anunciadas pelo prefeito Pannunzio garantem mais agilidade, qualidade e transparência na prestação de serviços ao munícipe 

O prefeito Antonio Carlos Pannunzio fez o lançamento, nesta quarta-feira (26), de três ferramentas tecnológicas para facilitar a vida do munícipe. A Prefeitura de Sorocaba conta agora com uma nova Central de Atendimento on-line ao cidadão, na qual é possível solicitar 283 tipos de serviços municipais. As outras duas novidades são o aplicativo “Sorocaba Acontece”, que traz a programação de eventos culturais na cidade, e a nova versão do portal da Prefeitura na internet. Todas as ferramentas anunciadas em entrevista coletiva à imprensa já estão disponíveis à população.

“Essas tecnologias de comunicação configuram numa melhor acessibilidade do cidadão aos serviços disponíveis pela Prefeitura. Garantem mais agilidade, qualidade e transparência na prestação de serviços, facilitando a comunicação entre o munícipe e a Administração Municipal. Uma maior aproximação entre essas duas partes”, ressalta Pannunzio. Os três sistemas foram desenvolvidos pelas equipes da Prefeitura de Sorocaba, o que reflete em custo menor, complementa o presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), Rubens Hungria de Lara.

Central de Atendimento

A nova Central de Atendimento ao Munícipe é um complemento do Serviço 156 e permite que o munícipe faça suas solicitações à Prefeitura, bem como apresente sugestões, denúncias ou reclamações. “Passamos de 87 serviços oferecidos para 283. Destes, 242 já podem ser feitos via computador ou telefone conectado à internet, sendo que 89 não necessitam de abertura de processos internos ou trâmites entre diferentes setores e/ou secretarias”, explica o secretário de Planejamento e Gestão (SPG), Edsom Ortega.

O endereço de acesso é o www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento . Para começar a utilizar a ferramenta, o usuário deve se cadastrar. A partir do momento que o usuário faz o pedido/solicitação, ela é enviada automaticamente para a respectiva Secretaria e é gerado um protocolo de atendimento. É possível fazer pedido de tapa-buraco, poda de árvore, queixas de perturbação do sossego, descarte irregular de lixo ou entulho, entre outros. Em caso de denúncias, o usuário pode anexar fotos ou outros arquivos mostrando o problema.

A Prefeitura trabalha para enviar uma primeira resposta ao solicitante num prazo de até cinco dias. A execução do serviço pleiteado vai depender da demanda, localização, entre outras variantes. O sistema será operado por 128 funcionários de todas as secretarias. Conforme o sistema for evoluindo e a gama de serviços ampliada, esse número deve aumentar.

A ideia, com a adoção do novo sistema, é otimizar o atendimento. “Fizemos uma integração dos dados de cadastro. Todas as solicitações ficam armazenadas e o usuário tem acesso. Com controle e informações centralizadas, a Prefeitura tem maior eficiência nos processos de atendimento e prestação de serviço, registro de todas etapas do atendimento e gestão dos pedidos pelas secretarias em tempo real”, aponta Lincoln Salazar, assessor técnico da SPG.

Ortega lembra que o fone 156 continua disponível para solicitação dos serviços, uma vez que nem todos têm acesso à internet ou facilidade em lidar com as novas tecnologias. “Neste caso, o atendente vai pegar as informações e lançá-las no novo sistema. O diferencial é que on-line o atendimento é 24 horas, pode ser feito a qualquer momento do dia.” Já a Central 156, opera de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. A solicitação ainda pode ser formalizada em qualquer uma das seis unidades da Casa do Cidadão ou nas unidades do Sabe-Tudo.

Site

As alterações no portal da Prefeitura ( www.sorocab.sp.gov.br ) estão focadas na melhor navegabilidade, para que o usuário tenha acesso a mais informações e de uma forma mais ágil. A equipe de Comunicação da Prefeitura fez uma pesquisa em outros sites e um levantamento dos assuntos mais acessados no portal para melhor posicionar os links nas páginas.

“O visual ficou mais limpo. Ficou mais fácil acessar diretamente as páginas de cada secretaria municipal e conhecer os programas desenvolvidos pela Administração Municipal”, pontua o Edson Luiz Egílio, diretor de Publicidade da Prefeitura de Sorocaba. Ainda é possível ver os programas e inciativas realizadas pela prefeitura, como as obras entregues e as em andamento, os prêmios recebidos pela Administração e as últimas notícias disponibilizadas pela Agência Sorocaba de Notícias.

“Quanto à facilidade de navegabilidade e ao volume de informações disponíveis, houve um salto de qualidade”, assegura Pannunzio. Ainda na ‘capa’ do portal, em destaque, o usuário tem dois links de acesso à Central de Atendimento, por meio da qual pode fazer suas solicitações de serviços. Na mesma página, consta um banner com informações sobre o aplicativo “Sorocaba Acontece”.

Aplicativo

O aplicativo “Sorocaba Acontece” é gratuito e pode ser baixado diretamente na Play Store, no caso de uso da plataforma Android, ou na Apple Store, para usuários de IOS. Ele foi desenvolvido numa parceria entre a Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens) e a Prefeitura de Sorocaba, por meio dos setores de Comunicação (Secom), Tecnologia da Informação (TI) e pela Secretaria da Cultura (Secult).

Pelo aplicativo, a população pode conferir apresentações de música, teatro, dança, circo, exposições, palestras, cursos, oficinas e muito mais sobre arte e cultura. “Inicialmente, vamos disponibilizar a programação realizada pela Prefeitura de Sorocaba, além de eventos em parceria ou com o nosso apoio. Mas a ideia é expandirmos esta agenda”, afirma a secretária da Cultura, Jaqueline Gomes.

O uso da ferramenta é simples. Na primeira tela, a pessoa pode acessar Calendário, Destaques, Favoritos, Música, Pesquisa, Teatro, Ciclovias, Urbes e Pontos Turísticos. No ‘Calendário’, é possível acessar a programação por data. Já na ‘Pesquisa’, é possível fazer a busca por nome, local, categoria ou descrição. Em ‘Destaques’ estão os principais eventos do mês. Outra possibilidade é que o munícipe pode colocar os eventos de seu gosto nos ‘Favoritos’, apenas clicando no ícone Coração. Em ‘Música’, estão concentradas as apresentações musicais, assim como no ‘Teatro’, os espetáculos teatrais.

O aplicativo também permite que os usuários acessem o mapa da ciclovia de Sorocaba, inclusive com os dezenove pontos de IntegraBike, bicicletário, módulos comerciais, terminais de ônibus, área de transferência, rodoviária, Estação Ferroviária e o aeroporto. Ainda é possível conferir informações de alguns dos principais pontos turísticos do município, como o Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”, o Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, o Museu Histórico Sorocabano, a Catedral Metropolitana de Sorocaba, o Mosteiro São Bento.

“Este é um projeto da cidade para a cidade. Mais um avanço na construção de uma política cultural de Sorocaba, já que é uma ferramenta que aumenta a possibilidade de acesso à informação e participação democrática nas atividades culturais da cidade de uma maneira fácil e gratuita”, completa a secretária.

Rubens Lara completou dizendo que o aplicativo será aperfeiçoado e o próximo passo será dotá-lo de tecnologia de geoposicionamento global (GPS), por meio da qual o usuário poderá traçar a rota para o local onde irá assistir a determinado espetáculo. “Será uma ferramenta ainda mais ampla e colaborativa e esperamos que o cidadão a utilize na hora de planejar e programar o seu evento”.



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