Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

1/10/2014 - Sorocaba - SP

Prefeitura inaugura Escola de Moda na Uniten Éden




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

A Prefeitura de Sorocaba, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FSS), inaugurou na manhã desta terça-feira (30) a Escola de Moda, localizada na Universidade do Trabalhador Empreendedor e Negócios (Uniten) do bairro do Éden. 

O curso completo de corte e costura é gratuito e ministrado por professores do Serviço Social da Indústria (Sesi), que disponibiliza todo o material didático utilizado pelos alunos. As máquinas e tecidos foram fornecidas pelo Fundo Social do Estado de São Paulo (Fussesp).

Estiveram presentes na cerimônia de inauguração o prefeito Antonio Carlos Pannunzio; vice-prefeita Edith Di Giorgi; a presidente do FSS, Maria Inês Moron Pannunzio; Rosemary Alves Fortunato, representando o Fussesp; os secretários Geraldo Almeida (Desenvolvimento Econômico e Trabalho), Francisco Moko Yabiku (Esportes e Lazer) e José Simões (Educação); e a presidente da Associação de Moradores e Amigos do bairro do Éden, Ana Maria Martins Alves.

Em seu discurso, Maria Inês falou do foco de trabalho do FSS. “Procuramos em nossos projetos dar um viés cada vez menos assistencialista e mais educativo possível. Sabemos da dificuldade de encontramos costureiras com formação e acreditamos que este projeto será uma oportunidade de trabalho e sustento para muitas pessoas”, falou.

Pannunzio enfatizou a importância do empreendedorismo na cidade. “Este Governo tem dado muita importância para a capacitação com foco no empreendedorismo e autonomia, tendo em vista que neste século 21 é grande o número de pessoas que optam por abrir seu próprio negócio, gerando inclusive emprego para outras pessoas”. O prefeito ainda lançou um pequeno desafio às alunas: “Espero poder voltar aqui na formatura e assistir a um desfile com roupas confeccionas por vocês”, finalizou.

Durante o curso, os alunos aprenderão a operar variadas máquinas de costura (reta, overlock, galoneira). Terão, ainda, exercícios para o desenvolvimento de habilidades básicas de costura; reconhecimento de tecidos, materiais e acabamentos; estudo e planejamento de corte no tecido; confecção de amostras de acabamentos; e confecção de peças de vestuário.

A aposentada Nisabel Moura Santos de 50 anos, uma das alunas do curso, comentou sobre a oportunidade de voltar ao mercado de trabalho. “Quatro anos atrás, ganhei uma máquina de costura que está parada por não saber usá-la. Quando li a notícia sobre o curso, fiquei animada com a possibilidade de voltar a trabalhar e já tenho até um foco de trabalho: a confecção de roupas com manequim acima de 46.

A Escola de Moda disponibilizou 15 vagas na primeira turma com 120 horas/aula que acontecem todas as terças, quartas e quintas-feiras das 13h às 17h.

A Escola de Moda é a terceira escola de qualificação profissional criada desde que Maria Inês Moron Pannunzio assumiu a presidência do FSS em 2013. A Escola de Beleza, localizada no Centro de Referência da Mulher (Cerem), oferece curso de manicure e pedicure. Já a Escola de Construção Civil, localizada no bairro Julio de Mesquita Filho, promove cursos de Pedreiro, Assentador de Pisos e Azulejos e Encanador.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.