Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

16/7/2015 - Sorocaba - SP

Prefeitura e BOS assinam convênio da UPA do Éden




da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

A Prefeitura de Sorocaba formalizou nesta quarta-feira (15) o convênio com o Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) para implantação, gestão e operação dos serviços de saúde da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Éden. A assinatura do convênio aconteceu em audiência entre o prefeito Antonio Carlos Pannunzio, o secretário municipal da Saúde, Francisco Antônio Fernandes, e o presidente do BOS, Sérgio Gabriel.

O Banco de Olhes de Sorocaba foi a entidade selecionada pelo Chamamento Público nº 002/2015 da Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), realizado em abril, para gerir a nova unidade de saúde. Três entidades apresentaram propostas para operar a UPA do Éden, propostas estas que foram analisadas por uma Comissão Especial de Seleção, seguindo os critérios estabelecidos em edital.

“É com muita satisfação que firmamos nesta data mais um convênio com o BOS, que será a entidade gestora da mais nova unidade de saúde da Prefeitura. Com a UPA do Éden vamos dobrar a capacidade de atendimentos de urgência e emergência do município, em dois anos e meio de governo”, declarou Pannunzio.

“A UPA do Éden inicia uma nova fase das unidades de pronto atendimento de nossa cidade. É uma unidade que se concretiza no formato que o Ministério da Saúde preconiza e que dará também àquela região da cidade a notória prestação de serviços oferecida pelo BOS”, completa o secretário da Saúde, Francisco Fernandes.

Ao BOS caberá a responsabilidade do investimento em equipamentos, mobiliários e utensílios necessários ao funcionamento da UPA do Éden e tem caráter de contrapartida. O valor de custeio mensal será de R$ 2.141.812,02. O prazo do convênio é de dezoito meses, com o custo global estimado de R$ 38.552.616,36.

De acordo com Fernandes, a partir da assinatura do convênio o BOS poderá começar a equipar, mobiliar e estruturar a unidade para que os atendimentos de urgência e emergência, hoje feitos no Pronto Atendimento do Éden, possam migrar para a nova unidade. Ainda não foi definida uma data específica para abertura da unidade.

Também participaram da cerimônia de assinatura do convênio o presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, o vereador Cláudio Sorocaba I; os secretários municipais de Governo e Segurança Pública, João Leandro da Costa Filho; da Administração, Roberto Juliano; da Fazenda, Aurílio Caiado, e de Negócios Jurídicos, Maurício de Freitas; o diretor da Área de Administração da SES, Ailton Ribeiro; e o diretor do BOS, Pascoal Martinez Munhoz.

Sobre a UPA do Éden

Nos moldes das Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) Zona Norte, Zona Oeste e Zona Leste, a primeira UPA do município integrará a rede municipal de urgência e emergência e contribuirá para desafogar o sistema. A UPA do Éden funcionará um prédio de 1.806 m² de área construída, localizado à Rua Miguel José Gimenes, 4.235, ao lado da sede do Corpo de Bombeiros da Zona Industrial.

A UPA é uma unidade intermediária, entre as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e a Rede Hospitalar, que em conjunto com estas compõe uma rede organizada de Atenção às Urgências. Realizará atendimento clínico e pediátrico na área de urgência e emergência compondo uma rede organizada de atenção à saúde. A UPA do Éden terá a capacidade de realizar 33 mil atendimentos por mês, sendo dezoito mil consultas médicas e quinze mil procedimentos.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.