Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

4/6/2012 - Sorocaba - SP

Prefeitura de Sorocaba realizou debate para discutir os temas da Rio +20




da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

"A sustentabilidade é um dos temas mais importantes do momento. O mundo está cada vez mais industrializado, somos cerca de 6 bilhões de habitantes produzindo cada vez mais lixo e emitindo mais carbono no planeta. Precisamos ter um desenvolvimento com responsabilidade", destacou o prefeito Vitor Lippi, durante a abertura do debate "Rio +20 – E nós com isso?", que aconteceu na noite de quinta-feira (31), no auditório da Faculdade de Direito de Sorocaba (Fadi). Realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o evento reuniu cerca de 200 pessoas, além de autoridades locais e estaduais, universidades e representantes ambientalistas.

Realizado dentro da programação da Semana do Meio Ambiente, o evento tratou dos temas que serão discutidos durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que acontecerá entre os dias 13 e 22 de junho, no Rio de Janeiro (RJ). "A nossa ideia foi de aprofundar nos temas da Rio +20, principalmente a questão da 'Economia Verde' para a realidade local e identificar as questões que precisam ser inseridas em programas, projetos e politicas públicas da cidade", explicou Jussara de Lima Carvalho, secretária do Meio Ambiente.

Sob a mediação da jornalista Maria Helena Amorim, da Rádio Cruzeiro, os participantes do talk show foram o Promotor de Justiça Jorge Alberto de Oliveira Marum; Rosa Mancini, representante da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo; Pedro Jacobi, professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental da USP; Gabriel Bitencourt, Presidente da ONG "Núcleo Ecológico Morro de Ipanema" e coordenador do Movimento em Defesa dos Direitos dos Animais; o vereador João Donizeti Silvestre; e o professor da UFSCar, André Cordeiro.

Primeiramente, cada convidado fez uma avaliação da Rio +20 e, em seguida, foi aberto para perguntas da plateia, formada principalmente por jovens. Além da 'Economia Verde', os participantes falaram sobre o desenvolvimento sustentável e algumas ações já realizadas em Sorocaba.

De acordo com Rosa Mancini, a Prefeitura de Sorocaba está de parabéns pela iniciativa. "É muito importante que as cidades façam esse debate e acredito que um dos focos da Rio + 20 será o papel dos governos locais. Espero um compromisso políticos dos governantes frente as agendas ambientais", declarou.

Para Pedro Jacobi, não devemos nem ser otimista, nem pessimista com a Rio +20. "Temos que achar um meio termo. Mas é muito importante que os povos dialoguem", destacou.

Já o ambientalista Gabriel Bitencourt acredita que é importante que a sociedade debata os temas do evento mundial. "É um grande desafio a mobilização da sociedade para que os debates aconteçam, perpetuem e gerem mudanças para melhorar o mundo", ressaltou.

A Rio +20 marca o vigésimo aniversário da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92), que ocorreu na capital carioca em 1992. O objetivo é garantir o compromisso político internacional para o desenvolvimento sustentável. Para o evento deste ano é esperado a participação de chefes de Estado, de Governo e de representantes de mais de 150 países. O resultado deve ser um documento com foco político.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.