Sábado, 20 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

6/7/2015 - Sorocaba - SP

Prefeitura de Sorocaba oferece aula gratuita de boxe aos jovens




da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

Todas as terças, quintas e sextas-feiras, o professor João Gabriel Del Rio, integrante há três anos da Liga Sorocabana de Boxe (Lisoboxe), dá aula de boxe no Território Jovem Jardim Ipiranga, na Zona Oeste de Sorocaba. Oferecida pela Prefeitura de Sorocaba, a oficina é gratuita e voltada a jovens entre 12 e 29 anos de idade.

Promovida pela Coordenadoria da Juventude da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), atualmente cada aula de boxe atende em média vinte jovens, entre garotos e garotas. Segundo Valquíria Mara Silva, coordenadora do Território Jovem Jardim Ipiranga, as aulas de boxe são uma das mais frequentadas da unidade, ao lado do circo e do street dance.

O boxe traz vários benefícios às pessoas. “Este esporte melhora o comportamento, o respeito, a disciplina, além de melhorar a frequência cardíaca, a respiração, e desenvolver a coordenação motora da garotada”, explica o professor João Gabriel.

Para a aula, são utilizados sacos de pancada, luvas, cordas, tatames e colchonetes, material que é adquirido pela Prefeitura de Sorocaba. Após o aquecimento, com abdominal e flexão de braço, os alunos se revezam nos exercícios. Enquanto um grupo pula corda, outro pratica os golpes e os fundamentos do esporte, como o gancho, o cruzado, o jab direito e a esquiva. Já os demais alunos praticam no saco de pancada. Ao final, são realizados exercícios de alongamento e, antes de irem embora, os alunos recebem um lanche fornecido pela Liga.

“Gosto bastante de trabalhar com eles. E aqui não só praticamos o boxe, mas também fazemos leitura de alguns textos e ainda levamos os jovens nos eventos da Liga Sorocabana de Boxe, quando eles podem levar toda a família de graça”, conta João Gabriel.

Thiago Henrique Santana, de 18 anos, morador do bairro Júlio de Mesquita Filho, na Zona Oeste de Sorocaba, já sabe que carreira seguir: ele quer ser lutador de boxe profissional. Há um ano e meio ele participa da oficina esportiva no Território Jovem Jardim Ipiranga.

“O melhor é que aqui é de graça. Faço aulas às terças, quintas e sextas-feiras. Se fosse pagar numa academia ficaria R$ 60 por duas aulas por semana”, comentou o jovem. Ele também comentou sobre os benefícios que já percebeu após a prática esportiva. “Melhorei na disciplina, no respeito e também no meu condicionamento físico”, afirmou. Thiago ainda treina aos sábados com o pessoal da Liga Sorocabana de Boxe.

Quem também faz aula de boxe no Ipiranga é a jovem Sara de Oliveira Costa, de 16 anos, moradora do Parque Manchester. Ela é namorada de Thiago e disse que começou a fazer boxe antes do início do namoro. “Eu já fazia aula na academia e desde que comecei a frequentar o Território Jovem, em 2012, comecei a participar das oficinas que são oferecidas aqui. Fiz aula de karatê, kung Fu, circo e mangá. Agora só faço boxe”, comentou.

Sobre o Território Jovem

Mantido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Coordenadoria da Juventude da Secretaria do Desenvolvimento Social, o Território Jovem tem como objetivo garantir aos adolescentes um local para a educação não formal, cursos profissionalizantes e experiências de lazer em geral.

Além de oferecer cursos e atividades, o TJ é um espaço aberto para as manifestações culturais e artísticas propostas pelos próprios jovens, e pode ser usado para ensaios, eventos de grupos musicais, de dança e apresentações em geral.

As aulas de boxe são oferecidas às terças-feiras, das 9h às 10h e das 15h30 às 16h30, às quintas-feiras, das 9h às 10h, e às sextas-feiras, das 15h30 às 16h30. Além do boxe, o Território Jovem Jardim Ipiranga oferece neste mês de julho outras oito oficinas gratuitas: circo, desenho, kung fu, mangá, parkour, street dance, violão e yoga.

De acordo com Valquíria Mara Silva, por mês, entre duzentos e 250 jovens frequentam assiduamente o espaço. “No mês de julho, por causa das férias, chegamos a ter trezentas pessoas participando das nossas atividades”, afirma.

Para se inscrever e participar desta e das demais oficinas os jovens com idades entre 12 e 29 anos devem procurar a unidade e levar RG e CPF. A unidade está localizada na Avenida Elias Maluf, 1.080. Mais informações pelo telefone (15) 3228.6880.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.