Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

2/9/2015 - Sorocaba - SP

Praça da Biodiversidade ganha ‘pá eólica’ de quarenta metros




da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

Pá eólica traz o conceito de sustentabilidade para o futuro espaço 

A Prefeitura de Sorocaba instalou, na tarde desta terça-feira (01), uma pá eólica como elemento estético da Praça da Biodiversidade, que está sendo implantada numa área de aproximadamente seis mil metros quadrados localizada na marginal direita do rio Sorocaba, entre as pontes do Pinga-Pinga e Fernando de Luca. A pá, que mede quarenta metros e pesa mais de quatro toneladas, está apoiada horizontalmente numa pequena ilha que ficará rodeada por um brejo.

De acordo com Clebson Ribeiro, secretário do Meio Ambiente (Sema), a Praça da Biodiversidade é um espaço conceito, no qual elementos da flora local e outras estruturas serão implantados com o objetivo de possibilitar abrigo e alimentação para animais nativos da região, particularmente pássaros. A previsão é que as obras sejam concluídas neste mês de setembro.

A implantação da praça integra os projetos prioritários do Programa “Sorocaba a Cidade da Biodiversidade”, realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente. O programa visa fomentar medidas ousadas e inovadoras com relação à biodiversidade, com vista a assegurar os ecossistemas existentes em Sorocaba.

A pá eólica, assim como a implantação de iluminação de LED e fotovoltaica, traz o conceito de sustentabilidade para a Praça da Biodiversidade. No local serão afixados substratos para atrair a fauna da região.

Praça da Biodiversidade

No novo espaço os sorocabanos terão a oportunidade de conferir os dois biomas existentes na cidade – Mata Atlântica e Cerrado – e conhecer um pouco mais da flora e da fauna que habita Sorocaba. Para isso serão plantadas pelo menos seis mil árvores de cerca de setenta espécies nativas, como pequi, indaiá, ipê, ingá, entre outras.

A população poderá acessar todos os lugares que tenham vegetação. “Nossa ideia é que as pessoas venham aqui, pisem na grama, façam piquenique e observem os elementos que vão existir neste espaço”, destaca Welber Smith, diretor de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente.

Além de pequenos ambientes de Mata Atlântica e Cerrado, a Praça da Biodiversidade terá um brejo – ambiente aquático existente na região de Sorocaba – no qual serão plantadas taboas, aguapé, alface-da-água e ipê-do-brejo. O local terá em torno de novecentos metros quadrados e abrigará uma pequena ilha.

Outro atrativo serão jardins nativos para abelhas espalhados pela praça, nos quais serão plantados arbustos, pequenas árvores e herbáceas que são atrativos de polinizadores. Uma delas será a flor-de-são-joão.

“Além disso, a Praça da Biodiversidade contará com bancos, calçada acessível, iluminação de LED e fotovoltaica, criando um local aprazível e sustentável”, garante Clebson Ribeiro. Placas educativas também serão instaladas na praça, com informações sobre os biomas e as espécies locais, de forma a privilegiar a sensibilização dos munícipes através da Educação Ambiental.

O terreno já recebeu terraplanagem e a implantação do sistema de drenagem. “Com o sistema que implantamos toda a água da chuva será drenada para a boca-de-lobo e vai direto para o rio Sorocaba”, explica José Mendes Neto, engenheiro da Secretaria de Mobilidade, Desenvolvimento Urbano e Obras (Semob).

Neste momento estão sendo criado o ambiente de brejo e já foram demarcados com estacas os ambientes dos biomas de Mata Atlântica e Cerrado. As mudas de árvores virão do viveiro de mudas da Prefeitura de Sorocaba e de compensação ambiental. Ainda nesta semana, o solo será preparado para dar início ao plantio dos exemplares.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.