Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

27/4/2015 - Sorocaba - SP

População terá 24 novos ônibus no transporte coletivo a partir de segunda-feira




da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

Foram entregues nesta sexta-feira (24) pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes, 24 ônibus zero quilômetro para o Transporte Coletivo. Os novos ônibus entram em circulação já na segunda-feira (27), em comemoração aos dez anos de lançamento do Cartão Cidadão, comemorados neste domingo (26). O Cartão Cidadão permite aos usuários do transporte coletivo benefícios como a integração de linhas de ônibus, o pagamento de tarifa reduzida aos domingos e feriados, além de acesso ao Sistema Integrabike. 

“Sorocaba é uma referência em transporte público. Há mais de vinte anos conseguimos alterar a história do transporte coletivo de Sorocaba com a concepção de um sistema de integração física, que com a chegada do cartão inteligente passou também a ser temporal. Hoje, esse mesmo cartão se integra com o Sistema Integrabike de bicicletas públicas e uma parte dessas bicicletas, disponíveis gratuitamente à população, é utilizada como modal de transporte. Temos orgulho disso pois mostramos que somos uma cidade evoluída, que tem preocupação ambiental e com a sustentabilidade”, destacou o prefeito Antonio Carlos Pannunzio, que recebeu oficialmente da STU a nova frota de ônibus. 

 

Renovação da frota

Durante o evento de entrega dos novos ônibus, o diretor presidente da Urbes, Renato Gianolla, explicou que neste momento a frota de ônibus da empresa STU é renovada em 11%. “Vamos chegar a quase 30% de renovação com outros novos ônibus que serão entregues ainda no primeiro semestre. Essa renovação não custa absolutamente nada para o sistema e nem para o usuário do transporte coletivo, já que é uma obrigação contratual da operadora”, explicou Gianolla. 

Durante a cerimônia de entrega dos ônibus, o prefeito destacou que a frota de ônibus de Sorocaba mantém a idade média de 5 anos, uma das mais baixas do estado de São Paulo. “Isso reflete diretamente na qualidade dos serviços prestados”, ponderou

Acessibilidade e maior capacidade interna

Os novos veículos serão utilizados em linhas das zonas Norte, Leste e Oeste da cidade que são operadas pela STU (Sorocaba Transporte Urbano). Maiores, os novos carros apresentam maior qualidade e espaço interno, o que traz mais conforto e bem-estar aos passageiros, com capacidade para 41 passageiros sentados e 48 pessoas em pé, totalizando 89 passageiros.

Os ônibus também atendem às normas de acessibilidade vigentes, três portas de serviço, rampa e elevador para cadeiras de rodas na porta central, poltronas para obesos, espaço para cão guia; mostrador de itinerário digital superior, inferior e lateral, iluminação interna e externa em leds, câmeras de vigilância e GPRS para melhor controle da operação e segurança aos usuários.

Os veículos são equipados com os novos motores modelo Euro V, mais econômicos e menos poluentes e ainda sistema no para-choque traseiro anticarona de ciclista.

 

Veja as linhas que receberão os novos: 

• 10 – Senac, atendendo ao corredor da Avenida Nogueira Padilha;

• 15 – Jd. São Paulo/Jd. Capitão, atendendo aos corredores das Avenidas Luiz Mendes de Almeida e Gal. Carneiro;

• 48 – Aparecidinha/Castelinho, atendendo ao corredor da Rodovia Sen. José Ermírio de Moraes;

• 60 – Ouro Fino, atendendo aos corredores das Avenidas Américo Figueiredo e General Carneiro; 

• 77 – Santa Bárbara, atendendo aos corredores das Avenidas Américo Figueiredo e General Osório; 

• 80 – Ufscar; atendendo aos corredores das Avenidas Dr. Armando Pannunzio e General. Carneiro;

• 301 – Interbairros I, atendendo aos corredores das Avenidas Santa Cruz e Américo de Carvalho;

• 303 – Interbairros III, atendendo aos corredores das Avenidas Ipanema e Itavuvu. 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.