Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

27/11/2015 - Sorocaba - SP

Plano Verão entra em vigor na próxima terça-feira




da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

defesa-civil-plano-vero-ft-assis-cavalcante-025

Novo índice pluviométrico de atenção e a união de setores da sociedade se mantêm até março num trabalho que visa à preservação de vidas e à redução de riscos e danos humanos, materiais e ambientais junto às comunidades 

A partir da próxima terça-feira, 1º de dezembro, 70 voluntários, agentes técnicos, as secretarias municipais, além de Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Urbes – Trânsito e Transportes, organismos sociais e entidades estarão interligadas por força da entrada em vigência do Plano Verão 2015-2016. Lançado pela Defesa Civil na tarde desta quinta-feira (26), no Salão de Vidro da Prefeitura de Sorocaba, a iniciativa prevê ações e estratégias preventivas e mitigadoras quando de desastres naturais.

O Plano Verão é uma ação simultânea das Defesas Civis paulistas, sob a coordenação da Defesa Civil Estadual e que figura como uma das principais ações de gestão de risco do Estado. O objetivo da ação é a preservação de vidas e a redução de riscos e danos humanos, materiais e ambientais às comunidades. A Plano vigora até 31 de março de 2016, período no qual são deflagrados os Planos Preventivos de Defesa Civil (PPDCs), prevendo escorregamentos e inundações.

Dividido em níveis, o Plano contempla a Observação da precipitação pluviométrica, a Atenção para seu acúmulo em três dias consecutivos com monitoria de pontos de risco, o Alerta que se traduz, após vistorias e iminência de riscos, a remoção preventiva da população em risco e o Alerta Máximo, quando o índice de chuva não reduz e é necessária remoção total da comunidade que habita as áreas de risco.

A vigência do Plano Verão também aumenta o número de pluviômetros a captar chuva para medições. Dos atuais quatro, a cidade passa a contar com seis. Passam a funcionar os equipamentos instalados no Bairro dos Morros, no Jardim Betânia, no Jardim Tatiana. Também a Plataforma Coletora de Dado, na Ponte Francisco Dell´Osso, monitorada pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), de Brasília, começará a fornecer dados diários. Na Praça Lions, a Defesa Civil conta com vigilância por meio do sistema de videomonitoramento instalado no local.

A parte de cada um

Neste ano, em virtude de características próprias da região, Sorocaba terá redução do índice de alerta para desastres naturais relacionados à chuva: dos 80 milímetros acumulados em 72 horas, o número caiu para 60 mm. A diminuição foi determinada por avaliação técnica do Instituto Geológico (IG) do Governo do Estado e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), indicando que a condição do solo, que retém muita umidade, a intensidade de chuvas e a previsibilidade de longos períodos de precipitação para este verão requerem maior atenção.

Assim, quando o município atingir 60 mm num prazo de três dias seguidos, Sorocaba entra em ‘estado de alerta’ para escorregamentos. Qualquer número acima deste, exigirá a vistoria das áreas de risco de Sorocaba: são 08 pontos críticos mapeados e suscetíveis a problemas decorrentes de alto índice de chuva; são 41 áreas de alagamento,; 21 sujeitas à inundação e 26 a deslizamentos.

Além da Defesa Civil, o Saae; as secretarias de Mobilidade, Desenvolvimento Urbano e Obras (Semob); de Desenvolvimento Social (Sedes); a Guarda Civil Municipal (GCM); a CPFL e o Corpo de Bombeiros apresentaram suas estratégias de atuação para esse período.

De modo uniforme, tais setores desenvolvem ações de ano inteiro, intensificando seu trabalho nesta época do ano. O Saae apresentou números de limpeza de córregos e de desobstrução de bocas de lobo, que são responsáveis por inundações graças ao entupimento por areia e dejetos de toda natureza, jogados nas vias. A CPFL Piratininga garantiu que está preparada para multiplicar seu número de funcionários eletricistas, mediante crise, com o apoio, inclusive, de outras regiões de sua competência.

Da parte do Corpo de Bombeiros, as viaturas ficam equipadas com maior volume de acessórios de suporte à atuação dos soldados, desde o corte de árvores, até o salvamento em alagamentos. O tenente Vale, comandante dos bombeiros em Sorocaba, alertou para a conscientização da comunidade acerca dos riscos que as tempestades trazem. Lembrou ainda de casos recentes atendidos pela corporação em municípios da região, onde houve perda material por conta de ventanias e tornados.

A Sedes e a Semob também ampliam neste período o número de funcionários em sistema de plantão, para facilitar o atendimento em casos que exijam avaliações e deslocamentos de pessoas. A Guarda Municipal, por sua vez, consegue aumentar seu efetivo de plantão e, justamente por atuar setorizada, usa dos profissionais também para observar as áreas de risco e os pontos críticos, dando maior suporte à Defesa Civil. Além disso, é na sede da GCM, onde está instalado um Gabinete de Gestão de Crise, que passa a funcionar a Central de Gerenciamento de Emergência da Defesa Civil, vinculada ao Centro de Operações e Inteligência (COI), de onde a cidade é monitorada por câmeras em funcionamento 24 horas.

“É preciso lembrar que a Defesa Civil não está personificada numa única pessoa ou num grupo. A Defesa Civil somos todos nós e cada um é muito importante”, disse Roberto Montgomery.

O secretário de Governo e Segurança Comunitária (SEG), João Leandro da Costa Filho, que também participou do evento, elogiou a parceria dos organismos e disse reconhecer a importância do trabalho conjunto em favor da população sorocabana. A Defesa Civil é vinculada à pasta, assim como a Guarda Civil Municipal. Para o secretário, ter esses dois setores agrupados em sua secretaria é um privilégio.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.