Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

4/5/2016 - Sorocaba - SP

Parque das Águas ganhará obra de arte confeccionada por Dimas Pires




da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

recape-maria-eugenia-ft-assis-cavalcante104123

População poderá acompanhar a intervenção artística neste fim de semana

O Parque das Águas “Maria Barbosa e Silva”, no Jardim Abaeté, ganhará mais uma obra artística, desta vez com viés sustentável. Além de “Criador e Criação”, uma escultura gigante confeccionada em aço pelo artista Chico Niedzielski, o espaço público terá agora a obra “Geni – Coração de Mãe”, um banco fabricado em madeira pelo carpinteiro sorocabano Dimas Pires. Ele vai confeccionar o mobiliário neste fim de semana (dias 7 e 8) no gramado do parque, próximo à escultura. A intervenção artística ocorrerá no sábado, das 11h às 19h, e no domingo, a partir das 8h até o término da obra, e poderá ser acompanhada pelos frequentadores do parque.

O banco será produzido a partir de um tronco de um eucalipto australiano de mais de 20 metros de altura que havia no Parque Natural “Chico Mendes”. De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a árvore teve que ser cortada porque estava morta e oferecia risco inclusive aos usuários do parque. Além disso, o que não for utilizado na obra de arte será encaminhado ao Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” para a confecção de puleiros nos recintos dos animais.

“A nossa ideia é utilizar a arte para mostrar a preocupação com o meio ambiente, transmitindo uma mensagem de consciência e sustentabilidade. Vamos reaproveitar uma parte da madeira desta árvore para a confecção da obra do Dimas e a ação ainda terá um caráter educativo, já que poderá ser acompanhada pela população”, comenta o secretário do Meio Ambiente, Clebson Ribeiro. A portaria autorizando a utilização do espaço público foi publicada na página 21 do Jornal Município de Sorocaba da última sexta-feira (dia 29).

O objetivo do artista com a intervenção é mexer com a população sorocabana. “Queremos mostrar às pessoas que nada se perde da natureza, tudo pode ser reaproveitado. Uma árvore que é retirada do solo não morre, ela pode ficar eternizada num mobiliário que servirá para o descanso das pessoas”, explica Dimas Pires. O banco já possui um esboço, mas a ideia é que haja interação com a população e que novas ideias sejam agregadas. “Vamos ouvir a opinião de todos. Às vezes uma criança pode enxergar algo bacana que eu não tenha percebido ainda e isso pode influenciar o meu trabalho”, explica.

A respeito do nome da obra de arte, não poderia ser outro. Enquanto um banco comum de praça acomoda de duas a três pessoas, “Geni – Coração de Mãe” comportará até seis pessoas com seus 3,5 metros de comprimento. “Quis aproveitar a data do Dia das Mães e fazer uma homenagem especial à minha mãe Geni, já falecida, que, além de ter três filhos legítimos, com seu coração enorme, adotou mais quatro. E o banco é um coração de mãe mesmo: sempre cabe mais um”, brincou o artista. O banco ainda terá de 60 a 90 centímetros de largura e uma altura entre 40 e 45 cm, com encosto para uma pessoa.

Esta não será a primeira obra do artista a ocupar um espaço público de Sorocaba. Dimas já tem outros bancos instalados no Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS) e no Jardim Botânico “Irmãos Villas Bôas”. “É muito orgulho e a ideia de fazer este banco ao vivo para outras pessoas será algo inédito para mim”, afirmou o artesão.

Para a intervenção artística, a área será isolada e uma tenda será colocada para abrigar as ferramentas de Dimas. Por questão de segurança, a população não poderá se aproximar muito próximo ao local por causa das farpas de madeira que poderão sair da motosserra. Além disso, a ideia é que toda a serragem do tronco vire matéria orgânica para a própria vegetação do Parque das Águas.

O Parque das Águas está localizado na Avenida Dom Aguirre, no Jardim Abaeté.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.