Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

1/10/2014 - Sorocaba - SP

Pannunzio recebe a visita do autor da escultura “Bicicleta”




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

O prefeito Antonio Carlos Pannunzio recebeu, no final da manhã desta terça-feira (30), a visita do artista plástico paulistano Gilberto Salvador – autor da escultura “Bicicleta”, que está sendo instalada na Avenida Dom Aguirre, bem ao lado da ciclovia, em frente ao Terminal São Paulo. Produzida em fibra de vidro, a obra de arte está sendo instalada desde a manhã de segunda-feira (29) e, nesta terça-feira, está recendo os retoques finais.

A iniciativa é uma parceria entre a Fundação Cultural e Artística Gilberto Salvador, o Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (Macs) e a Prefeitura de Sorocaba, por meio das Secretarias da Cultura (Secult) e do Meio Ambiente (Sema), com apoio da Urbes – Trânsito e Transportes e da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), que cedeu o espaço físico. A escultura integrará o acervo do Macs, que, em parceria com a Prefeitura, cuidará da sua conservação.

“Agradeço ao Macs e ao Gilberto por essa obra de arte para a nossa cidade, que atende aos objetivos deste Governo. Além de aproximar a população da arte, a escultura valoriza o espaço público e embeleza a nossa cidade. Fiquei impressionado com a escultura e o seu significado, já que sou apaixonado pela questão da bicicleta e da ciclovia”, destacou o prefeito. 

Sorocaba possui atualmente 115 quilômetros de ciclovia, sendo a segunda maior do país, atrás apenas da cidade do Rio de Janeiro. É um investimento na qualidade de vida do cidadão, além de um espaço de lazer e de atividades físicas, onde o sorocabano pode cuidar da sua saúde.

Para o artista Gilberto Salvador, é uma honra ter sua obra, agora do acervo do Macs, instalado num espaço urbano. “Este é o sonho de qualquer artista, ou pelo menos o meu”, brincou. “Além de embelezar a cidade, a obra de arte é fundamental para criar uma identidade visual para Sorocaba. Com isso, a população começa a ter a visão que a cidade é realmente a sua casa. Agradeço e espero estar fazendo parte de um momento importante para este Município”, acrescentou.

De acordo com o artista, o processo para a execução da “Bicicleta” demorou aproximadamente 2 anos. “Um grupo de ciclistas veio com essa ideia de eu fazer uma bicicleta e, de início, me neguei a fazê-la. Mas aos poucos fui aceitando esse projeto. Já a ideia de doar essa obra para Sorocaba surgiu numa visita que fiz a uma exposição no Macs, quando circulando pela cidade, a ciclovia chamou sua atenção e, imediatamente, pensei em colocá-la aqui”, declarou.

Para a presidente do Macs, Cristina Delanhesi, essa é uma conquista do Museu e da Prefeitura de Sorocaba. “E é também um reconhecimento do trabalho que tem sido feito pelo Macs”, comentou.

Já o secretário do Meio Ambiente, Clebson Ribeiro, também acompanhou a visita e fez questão de elogiar a escultura. ”Essa é uma obra de arte que a gente gosta logo de cara. Vai com certeza virar um marco para a nossa cidade”, destacou.

 

Sobre a escultura

 

A obra criada pelo artista especialmente para presentear os sorocabanos será um marco do ciclismo na cidade. O objetivo é incentivar a população a utilizar a bicicleta como meio de transporte, estimulando a atividade física e a qualidade de vida, além de poder conhecer melhor a cidade, percorrendo seus espaços, de forma a valorizar e apreciar a arquitetura urbanística da cidade. 

Gilberto Salvador não se prendeu à imagem descritiva do objeto. Utilizou-se da criação de formas geométricas volumosas geradoras de sombras para materializar sua ideia. A sequência de círculos e pequenas meias luas anexadas a estes darão o movimento visual das bicicletas, assim como os triângulos que personificam seus ciclistas. 

O sol, portanto, será um parceiro destas volumetrias, gerando sombras que darão movimento à obra. Da mesma forma, a iluminação elaborada para o período noturno também exercerá um papel composicional.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.