Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

15/4/2014 - Sorocaba - SP

Pannunzio inaugurou Cras e Território Jovem em Aparecidinha




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Os moradores de Aparecidinha ganharam, na tarde desta segunda-feira (14), um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e um Território Jovem num imóvel localizado na rua do Terço, 100. O Cras funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Após esse horário, das 17h às 21h, a unidade será utilizada como um Território Jovem.

“Estou muito feliz com essa inauguração. Esse é um passo grande que estamos dando numa nova política de desenvolvimento social. Aqui nós receberemos a população e vamos oferecer os benefícios que elas têm direito e o nosso Território Jovem vai levar atividades, qualificação profissional e orientação aos nossos jovens. Parabéns a todos”, destacou o prefeito Antonio Carlos Pannunzio durante a solenidade. 

Para a vice-prefeita Edith Maria Di Giorgi, secretária do Desenvolvimento Social (Sedes), foi uma grande alegria a inauguração desses dois importantes equipamentos. 

“A nossa meta desde o início do governo era de consolidar o Sistema Único de Assistência Social (Suas) e entregar até o final da administração 15 Cras. Nas próximas semanas nós vamos dobrar o número de unidades em Sorocaba. Agradeço principalmente a toda a minha equipe por essa conquista”, ressaltou a vice-prefeita.

Sorocaba já tinha Cras no Parque das Laranjeiras, Jardim Ipiranga, Nova Esperança e Vila Helena. As demais unidades de Cras serão entregues nos bairros Brigadeiro Tobias (dia 22 de abril), Parque São Bento (dia 5 de maio) e Cajuru (dia 9 de maio).

O Centro de Referência da Assistência Social é um equipamento previsto na política nacional e conta com uma equipe mínima de profissionais e atividades previstas. "O Cras é extremamente importante e é a grande porta de entrada da população à rede socioassistencial. Aqui é o local onde será feito o diagnósticos das famílias de alta vulnerabilidade social do bairro, dado o devido encaminhamento e feito o monitoramento delas”, explicou Edith.

A implantação do Cras em Aparecidinha era uma meta da Prefeitura para levar os serviços da assistência social à comunidade do bairro. “São famílias de alta vulnerabilidade social e nós precisamos estar mais perto deles, atendendo as suas necessidades e garantindo a prestação de serviços à população”, afirmou a vice-prefeita. A unidade deve atender cerca de 2.500 famílias. 

De acordo com a Secretaria do Desenvolvimento Social, o Cras Aparecidinha funcionará com três técnicos de nível superior, sendo um assistente social, um psicólogo e um terapeuta ocupacional, além de dois técnicos de nível médio: um agente social e um técnico administrativo.

Já o Território Jovem é um espaço aberto de acolhimento e convivência dos jovens, onde eles podem desenvolver e buscar atendimentos nas diversas áreas de seus interesses. “O Território Jovem tem se mostrado um equipamento importante em nossa cidade que está trazendo uma convivência saudável fundamental a essa faixa etária”, afirmou Edith Di Giorgi.

Na unidade, eles terão acesso a cursos de qualificação profissional, oficinas culturais e esportivas, entre outras atividades, que eles mesmos propõem e conjuntamente desenvolvem. 

A cabelereira Anita Ribeiro foi uma das moradoras presentes na inauguração. “Esse lugar vai ser muito bom para os nossos jovens, porque vai ocupar a cabeça deles e evitar que sigam pelo caminho errado. E o Cras vai ajudar as famílias aqui do bairro que mais precisam sem que elas tenham que pagar pelo passe social para ir até o Centro”, comentou.

As atividades voltadas aos adolescentes do bairro já terão início na noite desta segunda-feira. Entre as opções, os jovens vão poder frequentar aulas de boxe, mangá, street dance, violão e futebol. As inscrições podem ser feitas na unidade de segunda a sexta-feira, das 17h às 21h. O telefone das duas unidades é 3325.3956.

Também participaram do evento os vereadores Gervino Cláudio Gonçalves e Luis Santos, autor da emenda para a construção do imóvel, além dos secretários João Leandro da Costa Filho (Governo e Segurança Comunitária), Clebson Ribeiro (Serviços Públicos) e Francisco Moko Yabiku (Esporte e Lazer)



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.