Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

5/10/2015 - Sorocaba - SP

Pannunzio assina contrato para passagem da tocha olímpica por Sorocaba




da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

pannunzioassinadoctocha-1

O prefeito Antonio Carlos Pannunzio assinou o contrato do evento “Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016”. Sorocaba foi uma das escolhidas entre as trezentas cidades do Brasil que receberão a passagem do maior símbolo olímpico pelo seu perímetro, além dos oitenta e dois municípios onde a tocha fará o pernoite. Ao todo, a chama será carregada por mais de doze mil condutores, percorrendo vinte mil quilômetros por terra e água, e voando dez mil milhas pelo país.

O objetivo do revezamento é atingir o maior número possível de pessoas, criando um sentimento de pertencimento entre o povo brasileiro e fazer disso um meio para contar histórias do Brasil. Procura, ainda, deixar um legado de inspiração para as gerações futuras. A campanha tem como mensagem “O Calor”, onde se pretende promover o encontro único entre o calor mitológico da chama olímpica e o povo brasileiro, mundialmente famoso por seu calor humano.

Para o prefeito Pannunzio, fazer Sorocaba participar da maior celebração esportiva em nível mundial é para ser comemorado como um momento único. “As Olimpíadas, pela primeira vez, vão acontecer aqui no País. Isso, por si só, é o reconhecimento do Brasil no contexto das Nações. O fato de Sorocaba estar incluída no roteiro de passagem da tocha olímpica, é algo emblemático, que ocorria na época da Grécia antiga e continua se repetindo nos países que sediam as Olimpíadas a cada quatro anos. Mostra que Sorocaba não está acidentalmente no percurso. Certamente, haveria muitas opções nessa ligação norte-sul do País para a condução da tocha até o Rio de Janeiro. Ela poderia ter outras opções de roteiro. Sorocaba foi considerada e mostra a importância que nossa cidade tem no contexto dos municípios brasileiros. É emblemático para Sorocaba e para o Brasil que a tocha passe por aqui.”

O prefeito Pannunzio convidou os sorocabanos a participarem deste momento único na história da cidade. “É um acontecimento que para ocorrer de novo no Brasil vão se passar muitos anos. Essa geração que está tendo a chance de presenciar parte de todo esse espetáculo é uma geração privilegiada, portanto, quanto mais pessoas tivermos prestigiando, que possam participar e aplaudir a passagem da tocha olímpica, mais gente vai estar participando ativamente desses festejos.”

Segundo o secretário de Esporte e Lazer, Francisco Moko Yabiku, receber o evento das Olimpíadas na cidade é uma maneira de se apresentar para o país e o mundo. “Da mesma forma que o mundo voltou os olhos para Sorocaba durante a Copa do Mundo de 2014, onde fomos o Centro de Treinamento de Seleção da Argélia, agora teremos nova oportunidade. É a ocasião em que a cidade e o Brasil têm de mostrar que somos uma grande nação”, afirma.

Programação

De acordo com a programação estabelecida pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos, a tocha será acesa em maio de 2016, em Olímpia, na Grécia, e chegará em Brasília no mesmo mês. Em Sorocaba, a chama passará no dia 17 de julho de 2016, um domingo. Até o momento, está anunciado que a rota terá pouco mais de dez quilômetros, tendo início no shopping Iguatemi Esplanada e finalizada no Parque das Águas. Contudo, após um estudo de campo, ela obedecerá diversos critérios, como público, deslocamento de comboio, pedidos dos patrocinadores oficiais e pontos históricos. Deixando Sorocaba, a caravana seguirá no mesmo dia para as cidades de Tatuí, Botucatu e faz pernoite em Bauru. Segue por mais cidades até seu destino final, que será no Rio de Janeiro, no dia 5 de agosto.

O encargo pertinente a cidade durante a realização do evento é o de ser apoiador no planejamento, segurança e gestão de tráfego, serviços de suporte e promoção. Na segurança e tráfego, por exemplo, caberá ao município a responsabilidade pelo controle da multidão e fechamento de vias. Os serviços de segurança da chama, condutores e do comboio serão fornecidos pela Polícia Federal.

Como benefícios, Sorocaba terá oportunidades únicas para exposição nacional e global de sua própria cultura e patrimônio, além de incentivar cidadãos da sua cidade à prática esportiva e conectar o município com os Jogos Olímpicos.

Condutores da Tocha Olímpica

Dentro do percurso de mais de dez quilômetros por ruas de Sorocaba, cada condutor carregará a tocha olímpica por cerca de 200 metros. A seleção destes condutores será feita através dos programas de nomeação pública em todas as cidades do revezamento, por meio dos patrocinadores oficiais – Coca Cola, Nissan e Bradesco.

Para participar, os candidatos deverão apresentar um curto histórico de vida, demonstrando como ele se enquadra no critério para participar do momento único da celebração esportiva. Confira os sites:

Nissanwww.quemseatreve.com.br

Bradescowww.revezamentobra.com.br

Coca Colahttps://issoeouro.cocacola.com.br/

Comitê Olímpicowww.rio2016.com/tochaolimpica/

infograficotochaolimpica-470x281



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.