Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

17/11/2015 - Sorocaba - SP

Ônibus do Homem presta mais de 23,5 mil atendimentos em 2015




da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

onibus-azul-vila-dos-velhinhos-ft-assis-cavalcante-076-3

Só as consultas médicas, de janeiro a outubro deste ano, somam 6.773. 

Novembro é o mês da campanha nacional de conscientização a respeito de doenças masculinas, realizada sobretudo para enfatizar a necessidade de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. É o chamado Novembro Azul. Sorocaba não fica de fora da iniciativa e o Ônibus do Homem, mais conhecido como Ônibus Azul, figura como peça fundamental nesse serviço ao longo do ano. A unidade, ligada à Secretaria da Saúde (SES), a cada semana está em um local da cidade e contabiliza neste ano, de janeiro a outubro, 25.776 atendimentos prestados de forma gratuita aos munícipes, dos quais 7.474 são, exclusivamente, consultas médicas.

“O programa é um sucesso, o movimento e a aprovação das pessoas comprova isso. Muito se deve ao Dr. Fernando Russo, que não mediu esforços, ainda na época em que eu era deputado, para viabilizar o Ônibus Azul”, destaca o prefeito Antonio Carlos Pannunzio. Essa unidade móvel opera em Sorocaba desde o dia 16 de agosto de 2010 e sua equipe atual conta com cinco urologistas, um enfermeiro e três auxiliares/técnico de enfermagem.

Nesta segunda-feira pela manhã, o aposentado Noedir Barros Penteado, 76 anos, aguardava na fila para ser atendido no ônibus Azul, que fica até quarta-feira (16) parado no estacionamento da Vila dos Velhinhos (Rua Dr. Luís Mendes de Almeida, 380, Largo do Divino). “Estou retornando para trazer o resultado dos exames que o médico pediu. E voltarei quantas outras vezes forem necessárias. Fui muito bem atendido na primeira vez e vale a viagem até aqui”, frisa ele, que mora do Jardim Iporanga.

De acordo com o médico Fernando Russo, que atua como coordenador técnico de urgência, emergência e especialidades da SES, o objetivo do Ônibus é justamente viabilizar o diagnóstico precoce de doenças ligadas ao homem e as ações educativas. “O Ônibus Azul surgiu a partir do Ônibus Rosa. Tínhamos uma unidade para atender a mulher e havia a necessidade de uma específica para o público masculino. Como a Política Nacional já previa isso, conseguimos viabilizar a iniciativa”.

Atendimento e procedimentos

O ônibus possuiu dois consultórios e tem capacidade para dois médios atuarem simultaneamente, sendo que cada um atende a quarenta pessoas por dia. “A campanha Novembro Azul ajuda muito na conscientização, mas o movimento do ônibus é alto o ano todo. Onde quer que ele esteja estacionado há procura. Os homens estão, hoje em dia, muito conscientizados sobre o assunto e buscam por saúde”, destaca o médico Ailton Peron, um dos especialistas que atendem nessa unidade móvel.

Os atendimentos no Ônibus do Homem são realizados das 8h às 11h e das 12h às 15h. A distribuição de senhas para atendimento no dia tem início a partir das 7h. No dia 19, quinta-feira, o veículo permanecerá em frente à sede do jornal Cruzeiro do Sul (Av. Carlos Reinaldo Mendes, 2.800, Alto da Boa Vista). Na sexta-feira, dia 20, não haverá atendimento, devido ao feriado. “Nos dias 17,18 e 19 de novembro, os dois consultórios do ônibus vão funcionar simultaneamente”, avisa Ailton.

Além das consultas médicas realizadas no Ônibus Azul, também são feitos encaminhamentos para biópsias; para exames laboratoriais; para urologia, oncologia ou outras especialidades; ultrassonografia; há orientações pós-consultas; atendimentos de enfermaria; planejamento familiar, entre outros procedimentos. Não é preciso agendar horário para ter acesso ao serviço: basta comparecer ao local indicado, levando documento de identidade, o Cartão do SUS e, se possível, o cartão da Unidade Básica de Saúde (UBS), para facilitar encaminhamentos e agendamentos.

“Na parte específica dos Ônibus, vejo como um grande sucesso. Temos a cada dia confirmado isso, pela intensa busca aos serviços que oferecemos. O atendimento é de porta aberta”, reitera a supervisora dos Ônibus Azul e Rosa, bem como das ações de Saúde do Homem e da Mulher da SES, Viviane Villas Boas. A agenda do Ônibus do Homem fica disponível no site da Prefeitura de Sorocaba, no link: http://www.sorocaba.sp.gov.br/portal/servicos/onibus-do-homem-e-da mulher-agendas



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.