Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

9/4/2014 - Sorocaba - SP

Ocupação Jovem também terá oficinas ambientais e doação de mudas neste sábado




da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

 

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) também participará da 3ª edição do Ocupação Jovem, que acontece neste sábado (12) em Sorocaba, das 10h às 22h, na Praça Frei Baraúna, no Centro. Quem for ao local, além de aproveitar uma extensa programação com música, intervenções artísticas, obras de arte, dança, exibição de filme, bate-papo e até uma tirolesa, onde o público poderá brincar nas alturas durante todo o evento, também poderá participar das oficinas ambientais e ainda levar uma muda de árvore nativa para casa. 
 
De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, o Ciclo de Oficinas: “Os vários Rs antes da reciclagem – Reconhecendo nosso impacto na cadeia produtiva” tem como principal objetivo salientar o papel do jovem dentro da cadeia produtiva dos matérias bem como possibilidades de contribuição da transformação desta em um ciclo, respeitando o princípio da sustentabilidade.

Atualmente, em média, consumimos cerca de 50% a mais dos recursos naturais que o planeta tem capacidade de renovar no mesmo período. Para promover a discussão e a reflexão sobre esta problemática, cada grupo antes das oficinas participará de um bate-papo para discutir e expor sua opinião sobre o tema, compreender a diferença entre cadeias produtivas e ciclos de produção sustentável, impactos ambientais da extração de recursos naturais, hábitos de consumo, satisfação do ego pelo culto e o fetiche consumista e sua origem histórica, entre outros. Em seguida, cada grupo poderá participar das oficinas que serão oferecidas, inclusive podendo levar para casa o que for produzido.
        
Além de oficinas de plantio e doação de mudas de árvores, serão realizadas oficinas de reaproveitamento de disco de vinil e CD, oficina Decore sua Festa, oficina de customização de roupas e acessórios e oficina Recicla Joia. As atividades acontecerão entre 13h e 19h.

Sobre as oficinas
        
Na oficina de reaproveitamento de disco de vinil e CD, o participante vai aprender a transformar os LPs em utensílios para o dia a dia, garantindo que esse material adquira outra utilidade, como porta-copos, porta-lápis, tigelas e relógios de parede feitos de discos de vinil. Os interessados em participar da oficina deverão comparecer no estande da Sema e levar um disco de vinil para ser utilizado durante a oficina.
        
Na oficina Decore sua Festa, o público terá contato com formas de reaproveitar materiais antes descartados para compor a decoração de uma festa, colocando em prática atividades como construção de suportes, quadros, porta-retratos e objetos como flores de papel, móbiles, aromatizantes naturais e embalagens para presente. Tudo isso com materiais como garrafas pet, rolos de papel, jornais e revistas. 
        
As pessoas interessadas em participar da oficina de customização de roupas e acessórios vão aprender sobre consumo consciente através da reforma e customização de peças de roupas e acessórios usados trazidos pelos participantes, transformando-os em peças renovadas para o uso. 
        
Já na oficina Recicla-Joia, os jovens usando a criatividade vão reaproveitar materiais como papéis, jornais ou revistas para produzir peças que podem até mesmo se tornar fontes de renda. Durante a realização da oficina, haverá um bate-papo sobre os problemas gerados pela sociedade baseadas no consumo, com o objetivo de sensibilizá-los para uma visão crítica frente aos apelos do consumismo. Além da oficina, haverá também uma exposição com itens confeccionados a partir do reaproveitamento de diversos materiais.

Seguem abaixo os horários e número máximo de participantes de cada oficina:

Doação de mudas e orientação de plantio
Horário: das 13h às 19h

Oficina de reaproveitamento de disco de vinil e CD
Horários: das 13h às 16h
Número de participantes por oficina: 30

Oficina de customização de roupas e acessórios
Horários: das 13h às 16h
Número de participantes por oficina: 40

Oficina Recicla-Joia
Horários: das 16h às 19h 
Número de participantes por oficina: 40

Oficina Decore sua Festa
Horários: das 16h às 19h
Número de participantes por oficina: 40

 

 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.