Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

23/1/2015 - Sorocaba - SP

Munícipes botam a mão na massa e aprendem a cultivar ervas e hortaliças em garrafas pet




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba 

O Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” está realizando diversas oficinas gratuitas até o dia 31 de janeiro. Na manhã desta sexta-feira (23), 15 pessoas participaram de uma aula de Hortas Urbanas e aprenderam a cultivar ervas e até hortaliças sem agrotóxico em garrafas pet. Realizadas pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), essas atividades de Educação Ambiental fazem parte da programação especial de férias do parque. O objetivo é promover o conhecimento e a sensibilização dos participantes sobre algumas questões ambientais de interesse coletivo.

Durante a oficina, a equipe da Secretaria do Meio Ambiente explicou todo o passo-a-passo de como cultivar esses alimentos, mostrando técnicas de plantio, adubação e cuidado com as plantas, como, por exemplo, forrar a terra com palha após o plantio da muda, evitando que a terra fique seca com a exposição ao sol.

 Os participantes também receberam dicas de algumas hortaliças e temperos que se adaptam melhor a esse espaço alternativo, como manjericão, salsinha, almeirão, alface e alface-roxa.

Além de ter um baixo custo, a ideia é interessante para quem tem pouco espaço para cultivos. Além disso, reutilizando uma garrafa de plástico é possível contribuir com o meio ambiente. A prática ainda ajuda na saúde da família, incentivando o consumo de produtos orgânicos de sua própria plantação.

A dona-de-casa Alvacir Ferreira de Souza, moradora do bairro Iguatemi, se interessou pela programação especial de férias do Jardim Botânico de Sorocaba e botou a mão na massa para aprender a cultivar ervas e verduras em sua casa. “Me interesso muito por esses temas. Quero vir novamente neste final de semana e participar das oficinas de bonsai e de controle de pragas”, afirmou.

Oficinas deste final de semana

Neste sábado (24), às 9h, a Secretaria do Meio Ambiente vai oferecer uma oficina de Bonsai. Durante a oficina, os participantes conhecerão o que é um bonsai e como construir um vaso para a planta, além de aprender os cuidados necessários para criar uma árvore num pequeno vaso.

Já no domingo, às 14h, quem for ao Jardim Botânico poderá participar de uma aula sobre Controle Biológico de Pragas de Jardim. Com isso, o munícipe terá a oportunidade de conhecer um pouco sobre algumas técnicas de controle biológico de pragas de fácil aplicação no dia-a-dia, dando ênfase para o controle de pragas que acometem os jardins.

Todas as atividades são gratuitas e as inscrições serão realizadas no próprio dia, horário e local das atividades. As vagas são limitadas.

 

Visitas monitoradas

Outra opção para pessoas de todas as idades é participar das visitas monitoradas que já estão ocorrendo de terça a domingo, das 9h30 às 11h30 ou das 14h às 16h, até dia 31 de janeiro.

Através da mediação realizada pela equipe de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, os participantes têm a oportunidade de conhecer um pouco sobre a concepção do Jardim Botânico, suas funções e importância para o município.

A realização das “trilhas interpretativas” no fragmento de vegetação presente no local terá como objetivo sensibilizar o público para a conservação das áreas verdes urbanas e naturais, incentivando ações individuais e coletivas para ampliação e manutenção das áreas verdes em Sorocaba. É importante que o participante esteja com calçado fechado e confortável para percorrer a trilha.

O Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” funciona de terça a domingo, das 9h às 17h, à Rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações. A entrada é gratuita.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.