Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

18/8/2014 - Sorocaba - SP

Moradores do Jardim Iguatemi reclamam de falta de segurança




Cruzeiro do Sul 

Reféns da violência e prisioneiros em suas próprias casas. É assim que estão se sentindo os moradores do Jardim Iguatemi e bairros vizinhos, devido ao grande número de furtos e roubos registrados na região nos últimos meses. Os reclamantes alegam que o acesso que o bairro dá à rodovia José Ermírio de Moraes (Castelinho) facilita a ação de criminosos no local - que usam a via como rota de fuga - e pedem mais policiamento. A Polícia Militar confirma que, no último dia 8, duas pessoas foram presas em flagrante no Jardim Iguatemi portando armas de fogo. Além disso, a corporação afirma que irá intensificar as ações na região, a fim de aumentar a segurança da população. A Guarda Civil Municipal também foi questionada sobre o patrulhamento que realiza no bairro, mas o setor de comunicação da Prefeitura não respondeu à reportagem até o fechamento desta edição. 



A ação que resultou na prisão citada pela Polícia Militar foi flagrada pelo aposentado Célio Rodrigues. "Eu ouvi barulhos de tiros por volta das 21h de sexta (dia 8), mas nem saí para ver o que era por temer pela minha segurança", relata o morador do bairro. E esse não foi o primeiro momento de violência que presenciou o aposentado. Há cerca de 20 dias, ele viu bandidos fugindo com o carro da vizinha, a aposentada Izaura Naomi Matsomoto. Na ocasião, lembra a moradora, ela foi rendida por três homens armados quando entrava na garagem de sua casa. "Eles colocaram a arma na minha cabeça, me amarraram e levaram tudo que podiam", diz ela. O crime, ressalta, aconteceu em plena luz do dia e desde então a aposentada não usa mais o carro para sair de casa. "Prefiro ir de ônibus a correr o risco de passar por tudo isso novamente", reclama ela, que desde então faz tratamento psicológico para se recuperar do trauma. 

Conforme relatam os moradores, a violência já está virando rotina e só resta a eles esperar pela próxima vítima, já que a frequência de crimes só aumenta. No fim do mês de julho, a aposentada Euclair Maria Furtado, o marido e a nora foram rendidos enquanto entravam no carro, para irem embora da igreja. "Eu entrei no carro e dei de cara com um homem armado, ele pediu para que saíssemos e foi embora com o veículo", lamenta ela. Dois meses antes, foi a vez da professora Cláudia Ribas ser rendida por bandidos. "Era por volta das 13h e eu estava chegando em casa com meus filhos do médico, quando fomos abordados por homens armados. Eles agiram com violência e levaram o veículo", lembra. Essa foi a terceira vez que a moradora foi vítima de um crime, já que sua casa já havia sido furtada duas vezes. 

A dona de casa Waldereis Palma afirma que, apenas nos últimos meses, três carros foram furtados na rua em que mora. A última foi há doze dias, quando levaram o veículo de um pedreiro que trabalha na construção de um condomínio. Para o aposentado José Arnaldo Siqueira, o fato de o bairro servir de passagem é um dos fatores que influenciam para o aumento na criminalidade. "Eu mesmo já tive meu carro roubado e, com tudo isso que está acontecendo, tenho medo de sair de casa", diz. O último caso seria o furto de uma residência, do aposentado José Alves de Almeida Neto, que teria acontecido na semana passada. Os moradores reclamam que, segundo informado pela polícia, apenas uma viatura seria responsável por atender a região, a Vila Santana e a Vila Hortência. Eles organizam agora um abaixo-assinado, que será protocolado na Prefeitura. 

30 ocorrências 

A Polícia Militar esclarece que o policiamento do Jardim Iguatemi e região é feito pelo 1º Distrito Policial e que essa unidade registrou 30 ocorrências de roubo no primeiro semestre deste ano. No mesmo período, foram recapturados 17 foragidos, 13 armas de fogo foram apreendidas, 21 pessoas foram presas em flagrantes por furtos e roubos de residência e 28 foram flagradas em ações de roubo, furto e receptação de veículos. De acordo com a corporação, o policiamento no local é desenvolvido com os programas de Radiopatrulha, Força Tática, Rocam e Policiamento Escolar, além dos policiais no horário de folga que integram a Atividade Delegada. (Supervisão: Juliana Simonetti)



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.