Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

22/4/2015 - Sorocaba - SP

Moradores do Caguaçú estão recebendo mais 30 fossas sépticas




da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

Continua em ritmo acelerado a segunda etapa de implantação de trinta fossas sépticas (biodigestores) que vão beneficiar moradores do bairro Caguaçu. Na última quinta-feira (16), o prefeito Antonio Carlos Pannunzio recebeu o presidente do Rotary Clube Sorocaba Vergueiro, Sandro Aldo Stella Pereira, para agradecer a parceria que está beneficiando dezenas de moradores daquela comunidade. Em março, sete moradores já haviam sido contemplados com esse importante dispositivo.

Conforme destacou Pereira, já estão sendo feitas novas ações visando arrecadar recursos para ampliação desse importante benefício para os demais moradores do Caguaçú. Essencialmente agrícola, o bairro concentra aproximadamente sessenta famílias que vivem da Agricultura Familiar, abastecendo principalmente Sorocaba. A iniciativa do Rotary tem o apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet).

As fossas sépticas são unidades de tratamento primário de esgoto doméstico nas quais são feitas a separação e a transformação físico-química da matéria sólida contida no esgoto. São consideradas por especialistas como fundamentais para o combate a doenças, verminoses e endemias (como a cólera), reduzindo os lançamentos dos dejetos humanos diretamente em rios, lagos, nascente ou mesmo na superfície do solo. 

O presidente do Rotary Sorocaba Vergueiro afirmou que os recursos para aquisição e instalação desses equipamentos são provenientes de eventos promovidos pelo clube de serviços, de parcerias, além do apoio da Fundação Rotária. “O Rotary indica seis áreas de enfoques para realizar projetos, sendo que a implantação dessas fossas atinge quatro dessas áreas – saneamento, saúde, educação e resolução de conflitos, além de ser um projeto sustentável”, disse.

Conforme destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Geraldo Almeida, a instalação desses equipamentos contribui para reduzir significativamente o despejo de dejetos humanos no solo. “É, sem dúvida, uma grande ajuda do Rotary que, além de solucionar um problema ambiental, que é a destinação adequada do esgoto doméstico, traz mais qualidade de vida aos moradores daquela região”, disse.

Pereira revelou ainda que as demais famílias do bairro também deverão ser contempladas com esse importante dispositivo que ajuda a preservar o meio ambiente. “Vamos buscar novas parcerias para que possamos beneficiar 100% das residências. O impacto desse equipamento no meio ambiente é dos mais positivos, reduzindo a contaminação do solo dessa região importante na produção de alimentos”, disse o presidente do Rotary.

Cada equipamento completo tem um custo médio de R$ 2.000. O projeto para implantação das fossas tem apoio do presidente da Cooperativa dos Produtores Rurais do Caguaçú (Coopguaçu), Pedro Paifer, que, em conjunto com a Seção de Agricultura e Abastecimento da Sedet e o Rotary, selecionou as famílias a serem contempladas. Com esse dispositivo, além de não mais contaminar o solo, os moradores ainda poderão reutilizar a água do esgoto (após o tratamento), para irrigação de hortas e lavouras.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.