Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

21/8/2015 - Sorocaba - SP

Mais de mil alunos de escolas públicas participam de plantio




da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

Crianças que frequentam o Centro de Educação Infantil (CEI) 53 “Benjamim Felipe Grizzi”, do Jardim Maria Antonia Prado, tiveram uma aula diferenciada na manhã desta quinta-feira (20). Elas literalmente colocaram a mão na terra e ajudaram a plantar cem mudas de árvores nativas, no Parque da Formosa, que fica ao lado da unidade escolar. A iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) abrangeu 180 crianças de 3 a 5 anos que, acompanhados pelas respectivas professoras e também por funcionários e estagiários da Sema, realizaram o plantio de mudas de espécies como Quaresmeira, Ipê, Aroeira e Algodoeiro. Divididas em grupos de duas ou três crianças, os estudantes realizaram o plantio e logo em seguida davam um nome à pequena plantinha.

Conforme explicou o secretário Clebson Aparecido Ribeiro, a iniciativa faz parte do programa “Sorocaba Cidade da Biodiversidade”, que está implantando “Refúgios da Biodiversidade” às margens do lago e do córrego do parque. Os refúgios são áreas estratégicas destinadas à restauração ecológica no ecossistema urbano. “A previsão é a de que até o final deste ano realizemos o plantio de 75 a 80 mil mudas”, afirmou o secretário.

Durante a ação ambiental desta quinta-feira, a equipe de Educação Ambiental da Sema conversou com as crianças destacando a importância das áreas de refúgio e da arborização na Zona Urbana como ferramenta de sensibilização da população do entorno, além de contar com as instituições do bairro para a realização de outras ações no parque.

Isabella e Rafaela, ambas de 5 anos, batizaram de ‘Natália’ a muda de Quaresmeira que plantaram. Após o plantio fizeram a irrigação e prometeram cuidar da pequena planta até que esteja adulta. Antes de realizarem o plantio as crianças participaram de uma oficina, na terça-feira (18), quando aprenderam a preparar a cova para receber a pequena muda.

Ainda no período da manhã desta quinta-feira, outros duzentos alunos do Ensino Fundamental da E.E. “Beatriz Del Cistia”, do Jardim São Conrado, fizeram o plantio de 250 mudas de árvores. No período da tarde, outras duzentas crianças da E.M. “Zilah Dias de Mello Schrepel”, do Jardim Santo André, também fizeram o plantio de mais duzentas mudas. Outros trezentos alunos da E.E. “José Roque de Almeida Rosa”, da Vila Formosa, também realizaram o plantio de duzentas mudas.

Já as cerca de trezentas crianças do CEI-73 “Matilde Gavin”, do bairro do mesmo nome, e do CEI-101 “Leonilda Cruz Maldonado”, do Jardim São Conrado – todas com menos de 3 anos de idade – não farão o plantio, porém participarão de um bate-papo lúdico sobre a questão da arborização urbana nesta sexta-feira (21).

 

Ação ambiental

Já no sábado (dia 22), às 10h, será feito um plantio social de cem mudas de árvores nativas nas áreas gramadas próximas ao playground e a Academia ao Ar Livre do Parque da Formosa. Toda comunidade está convidada para acompanhar e participar da atividade.

Diversas instituições do bairro participarão desta ação, assim como o Grupo Uni Força, o Território Jovem do Maria Eugênia e a comunidade do entorno. Pais dos alunos das escolas envolvidas no plantio desta quinta-feira também serão convidados pelas próprias unidades para a ação ambiental de sábado.

O Parque da Formosa fica à Rua Andrelino de Souza, 494, na Vila Formosa.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.