Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

14/11/2012 - Sorocaba - SP

Mais de 1 tonelada de material reciclado é recolhido por mês no Paço Municipal




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Com a colaboração dos servidores, além de realizar a gestão adequada dos resíduos descartados na Prefeitura de Sorocaba, garantindo que muitos materiais deixem de ir para o aterro sanitário, essas ações ajudam na geração de renda aos cooperados.

 Todas as terças e sextas-feiras, logo no início da manhã, o caminhão da Cooperativa Reviver recolhe o material reciclado descartado no Paço Municipal. Por mês, em média, são levados cerca de 1.200 kg de produtos para a Central de Reciclagem da Zona Oeste, no Jardim Zulmira. A ação faz parte do Programa Municipal de Coleta Seletiva, por meio dos projetos "Primeiro Passo no Paço" e "Meu Ambiente".

O objetivo é sensibilizar os servidores municipais sobre a importância da reciclagem dos resíduos produzidos diariamente durante o período de trabalho, além de dar uma destinação correta a esses produtos produzidos na Prefeitura de Sorocaba. "Por isso, é importante que os funcionários continuem colaborando, depositando os materiais recicláveis nas lixeiras azuis ou no conjunto de coletores, com compartimentos azul e cinza, instalados nos corredores de cada andar do Paço", explica Fernando Oliveira, secretário de Parcerias.

A iniciativa ajuda no trabalho das cooperativas que atuam na Central de Reciclagem. "Eu acho tudo isso ótimo, porque gera mais renda para todos nós que trabalhamos com a reciclagem", declara a cooperada Maria das Graças Silva Gonçalves, que têm atualmente uma renda mensal de aproximadamente R$ 1 mil.

Para esse trabalho, a equipe terceirizada de serviço de limpeza do Paço foi devidamente capacitada para depositar os produtos das lixeiras e dos coletores nos contêineres localizados no estacionamento interno da Prefeitura. De acordo com a Separ, nas lixeiras azuis podem depositar revistas, caixas, papelão, envelopes, folhas de caderno, latinhas de refrigerante, sacos plásticos, copos descartáveis. Os materiais mais descartados são jornal, papelão e  papel.

Entre os materiais que não são recicláveis e, portanto, devem ser descartados nas demais lixeiras estão os clipes, fotografias e fita crepe. Os funcionários também não devem descartar materiais com resíduos, como copos de café, embalagens com restos de comida. "Também não deve ser colocado pilhas e baterias, nem objetos muito pequenos, como papel de bala e colheres de plásticos que podem danificar as esteiras de reciclagem e virar rejeito", explica Gislaine Villas Boas, assessora técnica da Separ.

No caso de pilhas e baterias existem postos de coleta específico no Paço Municipal, nas unidades da Casas do Cidadão e nos terminais de ônibus da cidade. Para dar a destinação correta ao produto, as pessoas também podem levá-los até o Núcleo Ambiental de Resíduos Eletroeletrônicos, no Jardim Iguatemi, ou verificar se o caminhão da coleta seletiva passará pelo seu bairro.

A secretária do Meio Ambiente, Jussara de Lima Carvalho, ressalta que vários hábitos já são difundidos entre as secretarias para a reutilização de alguns materiais e assim reduzir o consumo de energia, água, papel e descartáveis com o projeto "Meu Ambiente". "Com isso levamos a educação ambiental para dentro do Paço para que a separação do material seja mais eficiente e os funcionários tenham mais sensibilidade de separar o material de lixo reciclado e do lixo orgânico", destaca Jussara. "É muito importante que os funcionários sejam exemplo para todos os munícipes", comenta.

Conforme Carolina Barisson, gestora de desenvolvimento ambiental da Sema, algumas atitudes já foram tomadas pelos servidores, como a utilização de papel sulfite para rascunho, a impressão feita nos dois lados do papel e a utilização de canecas ecológicas reutilizáveis distribuídas pela Sema, evitando assim a utilização do copo descartável.

Já, o "Primeiro Passo no Paço", coordenado pela Separ, teve início em 2007 com a instalação das lixeiras em todo o prédio do Paço. Atualmente, o Programa de Coleta Seletiva beneficia quatro cooperativas parceiras - Reviver, Catares, Ecoeso e Coreso – colaborando na preservação do meio ambiente, além de promover a inclusão social e a geração de renda, garantindo o sustento de muitas famílias. As cooperativas têm cerca de 110 catadores e, juntas, comercializam uma média de 350 ton/mês de material reciclável.

Por meio destes termos de parceria, elas recebem apoio e infraestrutura da Prefeitura de Sorocaba, como prensas, caminhões, bags, elevador de fardos, geladeira, fogão, computadores, impressoras, uniformes, equipamento de proteção individual e outros.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.