Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

1/6/2015 - Sorocaba - SP

Junho chega trazendo edição 2015 da “Operação Estiagem”




da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

Quase trinta cidades que compõem a 4ª Região de Defesa Civil do Estado de São Paulo (REDEC), abrangidas ainda pelo 15º grupamento de Bombeiros de Sorocaba, participaram durante dois dias da “Oficina Preparatória para a Operação Estiagem”, que vigora a partir da próxima segunda-feira (1). Promovida pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC/SP), em conjunto com as Secretarias Estaduais de Segurança Pública, de Meio Ambiente, de Saúde e de Recursos Hídricos, a oficina prepara brigadistas para atuação no combate a incêndios neste período mais seco do ano. O alerta dos organismos de segurança ambiental se estende até outubro.

Os treinamentos de atualização técnica e prática aconteceram entre a quinta e sexta-feira (28 e 29), reunindo agentes e voluntários da Defesa Civil que participaram de palestras sobre Política Estadual de Proteção e Defesa Civil; a operação corta fogo (prevenção e combate a incêndios florestais), orientações para criação de um Plano Preventivo para estiagem (PPDC) e os processos de fiscalização e eliminação de queimadas e incêndios florestais. A formação regional de brigadistas e sua forma de acionamento mediante necessidade também foi apresentada.

Coordenada pelo tenente bombeiro Eduardo Oliveira, o estágio prático levou o grupo para exercícios na sede do Corpo de Bombeiros do Éden. Concluindo o treinamento, os participantes usaram abafadores (a chamada vassoura de bruxa) e bombas costais para apagar focos de incêndio observando o aprendizado dessa oficina. 

Segundo o subtenente bombeiro, Aristides Alves Ferreira, agentes e voluntários estão preparados para combater focos de incêndio e assim colaborar com o trabalho do CB. Os focos de incêndio são classificados em pequenos, médios e grandes. E quando debelados de início por quem tem preparo, a ação evita que os bombeiros sejam acionados. A colaboração, portanto, favorece que os profissionais estejam disponíveis a outros atendimentos. “Todos os 175 participantes têm noção geral de como agir para cuidar e dar segurança nessas situações”, reforçou Aristides.

Sorocaba conta com cerca de setenta voluntários de Defesa Civil agrupados em sete núcleos - os NUDEC´s - instalados no Parque Vitória Régia, Parque São Bento,  Jacutinga, Jardim Abaeté, Parque das Laranjeiras, Brigadeiro Tobias e Éden.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.