Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

16/3/2015 - Sorocaba - SP

Jardim Botânico de Sorocaba completa um ano e ganha as primeiras plantas de seu herbário




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

O Jardim Botânico de Sorocaba “Irmãos Villas-Bôas”, localizado no Jardim Dois Corações, contará em breve com um herbário, uma biblioteca de ‘exsicatas’ - plantas secas prensadas e fixadas em uma cartolina de tamanho padrão, acompanhadas de uma etiqueta ou rótulo contendo informações sobre o vegetal e o local de coleta para fins de estudo botânicos. A novidade foi anunciada durante a cerimônia de comemoração do primeiro aniversário de um dos principais e mais novo cartão postal da cidade, realizada na manhã deste sábado (14), no Palacete de Cristal.

As primeiras plantas serão doadas ao herbário do Jardim Botânico por meio de um protocolo de intenções, assinado também neste sábado entre a Prefeitura de Sorocaba e a Votorantim Industrial. São mais de 700 amostras de plantas de espécies da mata atlântica. O documento foi assinado pela vice-prefeita de Sorocaba, Edith Maria Di Giorgi, que no ato esteve representando o prefeito Antonio Carlos Pannunzio, e pelo e do gerente geral de sustentabilidade da Votorantim, David Canassa.

O protocolo prevê uma cooperação técnico-científica entre a reserva Legado das Águas e o Jardim Botânico, que permitirá que o conhecimento produzido por pesquisadores na reserva seja compartilhado com escolas e universidades de Sorocaba e região. Mantida pela Votorantim Industrial desde 1947, a reserva Legado das Águas tem 31 mil hectares e está localizada na bacia do Rio Juquiá, no Vale do Ribeira, sul do Estado de São Paulo.

"Sonho que se sonha junto, torna-se realidade. E este Jardim Botânico, que hoje está completando um ano, é resultado de um sonho. É um espaço dinâmico, de pesquisa, de lazer e, acima de tudo, de educação. O aniversário é do Jardim Botânico, mas quem ganha o presente é a população de Sorocaba, que ajuda a fazer deste lugar, um dos preferidos e mais queridos da cidade", comentou a vice-prefeita. 

“O herbário será uma grande conquista para o nosso Jardim Botânico, pois estamos dando os primeiros passos para promover uma das principais missões de um local como este: conhecer para preservar”, comenta o secretário do Meio Ambiente de Sorocaba, Clebson Ribeiro.

Também estiveram presentes à cerimônia de aniversário do Jardim Botânico - que completa um ano neste domingo, dia 15 de março, - o deputado federal Vitor Lippi; o vereador Pastor Luís Santos, representando a Câmara Municipal de Sorocaba; os secretários municipais de Serviços Públicos, Oduvaldo Denadai, da Educação, José Simões de Almeida Júnior, de Esporte e Lazer, Francisco Moko Yabiku; do presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Flaviano Agostinho de Lima, e a Diretora Regional do ICLEI para a América do Sul na ICLE, Jussara Carvalho.

Livro e cartão postal

Também durante a cerimônia de aniversário, foi lançado o livro “Jardins que fazem a cidade de Sorocaba”, com as 100 melhores imagens do concurso fotográfico realizado pela Secretaria do Meio Ambiente entre 2013 e 2014. Ao todo, 85 pessoas concorreram ao prêmio com 166 fotos. A Sema presenteou os três primeiros colocados do concurso, Sidney Cardoso, Laís Fernanda Alexandre e Francine Rodrigues da Cunha, que receberá R$ 1 mil. com um exemplar.

Também durante a festa, foi lançado o cartão postal comemorativo ao primeiro aniversário do Jardim Botânico de Sorocaba. Os presentes puderam levar o cartão para a casa ou ainda, enviá-lo para uma pessoa querida: a Sema se encarregará da postagem.

Para a população

A festa do primeiro aniversário do Jardim Botânico contou ainda com uma série de atividades voltadas ao público que esteve presente. O Duo Urubatã fez uma apresentação musical com um repertório contendo standards do choro, arranjos bem originais de músicas dos Beatles, além de músicas de compositores como César Camargo Mariano e Guinga. O grupo é formado pelos músicos Richard Ferrarini (saxofone, flauta transversal e clarinete) e Evandro Marcolino (violão e guitarra).

Além da solenidade de aniversário, quem foi ao Botânico neste sábado pôde participar de uma oficina de Mini-Jardins. Na atividade prática, os visitantes vão aprender a criar um pequeno jardim de suculentas em vasos de material reaproveitado.

As pessoas puderam ainda obter mudas de árvores nativas para plantar na calçada ou no quintal de sua casa e aprender sobre os benefícios da arborização urbana, assim como da manutenção das áreas verdes existentes no município.

Até domingo (15), o Jardim Botânico abrigará uma Bebeteca, espaço de leitura para crianças na primeira infância e suas famílias.

Comemorações continuam

No domingo, das 10h às 16h, a festa fica por conta do Grupo de Formação Cidadã da Guarda Civil Municipal (GCM), com intervenções artísticas dos Palhaços Jardineiros, pintura facial, teatro de fantoches e apresentação teatral.

No teatro de fantoches, a garotada receberá uma mensagem sobre a conservação da flora e suas relações e aspectos de dependência com o ambiente local. Em uma adaptação lúdica da história de Monteiro Lobato, o grupo leva à reflexão – pelo olhar de uma boneca de pano - de como o mundo e as espécies devem se organizar.

Também neste dia, das 9h às 16h, as pessoas poderão obter mudas de árvores nativas.

Sobre o Jardim Botânico

O Jardim Botânico de Sorocaba é um espaço destinado ao lazer, pesquisas acadêmicas, educação ambiental e à preservação do meio ambiente, totalmente estruturado para receber a população.

Localizado numa área de cerca de 70 mil metros quadrados, numa área de proteção permanente, com vegetação de transição de Cerrado e Mata Atlântica, o Jardim Botânico tem como principal objetivo trabalhar com as espécies da flora local e regional.

O principal edifício do Jardim Botânico de Sorocaba é o Palacete de Cristal. Com uma área de 500 m², o prédio teve como referências os Palácios de Cristal de Londres, de Petrópolis e de Curitiba. O local ainda possui um orquidário, roseiral, salão multiúso e um mirante, onde os visitantes terão a oportunidade de contemplar uma vista panorâmica da cidade. "Ele está localizado no ponto mais alto do parque e possui uma vista espetacular do nosso município, onde podemos ver o Vale do Rio Sorocaba, o morro da Fazenda Ipanema e a Serra de São Francisco, em Votorantim", explica Clebson Ribeiro.

O Jardim Botânico fica na Rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações – perto do Parque das Águas. 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.