Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

25/2/2015 - Sorocaba - SP

Inscrições abertas para curso à distância de prevenção de acidentes




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

A Prefeitura de Sorocaba e a ONG Criança Segura vão oferecer, a partir do dia 11 de março, o curso on-line “Criança Segura para multiplicadores”. A inscrição deve ser feita pelo site http://ead.criancasegura.org.br/inscricao/. As vagas são limitadas.

Promovido em Sorocaba por meio da Coordenadoria da Criança e Adolescente da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), o curso é gratuito e tem como objetivo disseminar informações sobre a prevenção de acidentes envolvendo crianças e adolescentes até 14 anos. A capacitação é voltada a educadores, líderes comunitários, agentes de saúde e todas as pessoas interessadas na causa e dispostas a multiplicar a prevenção.

 Ao todo, serão oferecidas oito aulas on-line, sendo que o curso terá duração de três meses e carga horária total de 60 horas. Entre os assuntos são contempladas as prevenções envolvendo quedas, afogamento, sufocações, intoxicação e trânsito. Durante a capacitação também serão apresentadas estatísticas sobre os acidentes, artigos de especialistas, vídeos e atividades lúdicas para serem realizadas com as crianças e outros públicos.

Na etapa final, o participante ainda será orientado na elaboração do Plano de Ação Final, a fim de multiplicar o conhecimento adquirido e realizar uma ação mobilizadora em sua comunidade ou em seu ambiente de trabalho. Para a certificação, o aluno deve entregar o Plano de Ação Final e um relatório sobre a realização das atividades propostas no plano.

“É muito importante que a pessoa informe, no momento da inscrição, que soube do curso através da Coordenadoria da Criança e do Adolescente de Sorocaba, pois desta forma será possível monitorarmos onde têm sido desenvolvidas as ações para a segurança da criança em nossa cidade”, enfatiza Marilene de Oliveira, da Coordenadoria da Criança e do Adolescente.

Mais informações pelo e-mail mobilizacao@criancasegura.org.br

Dados

De acordo com a ONG Criança Segura, os acidentes ou lesões não intencionais representam a principal causa de morte de crianças e adolescentes até 14 anos no Brasil. No total, cerca de 4.700 crianças morrem e 122 mil são hospitalizadas por ano, segundo dados do Ministério da Saúde.

Em 2012, foram registradas 1.862 mortes de crianças e adolescentes até 14 anos por acidentes de trânsito no Brasil, seguido por afogamento (1.161), sufocação (756) e queimaduras (297). No caso de crianças menores de 1 ano, a principal causa de morte por acidente foi por sufocação (578 mortes), acidentes de trânsito (107), quedas (53), afogamento (31) e queimaduras (22).

Ainda de acordo com a ONG, estudos mostram que pelo menos 90% dessas lesões poderiam ser evitadas com atitudes preventivas.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.