Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

24/3/2015 - Sorocaba - SP

Iniciativa municipal está ensinando o caminho para o jovem ter acesso a uma universidade




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

A Prefeitura de Sorocaba deu início nesta segunda-feira (23) ao Projeto “Futuro Jovem”, uma iniciativa que visa mostrar aos adolescentes que frequentam as unidades do Território Jovem todas as maneiras de acesso a um curso superior. Neste primeiro dia, o bate-papo ocorreu nos bairros Cajuru e João Romão.

Promovido pela Coordenadoria da Juventude da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), o "Futuro Jovem" nasceu de uma grande demanda de jovens que frequentam as oficinas das unidades do Território Jovem interessados em fazer uma faculdade, mas que têm apresentado dificuldades de entender o processo de acesso a programas, como o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), ou mesmo dúvidas sobre a rede de Ensino Superior existente em Sorocaba e região.

“A maioria acredita que ingressar numa faculdade é uma realidade distante e nós queremos mostrar a eles que, se houver dedicação, todos podem realizar o sonho de fazer um curso superior”, explica Mariana Albuquerque, técnica de recreação e lazer da Secretaria de Desenvolvimento Social. A ideia é também mostrar a importância de ter um curso superior para conseguir melhorar a renda familiar.

Durante o encontro, a equipe da Coordenadoria da Juventude pode mostrar um pouco mais sobre este universo, tirar dúvidas e apontar possíveis caminhos para que o jovem possa dar início ao Ensino Superior. Entre os assuntos tratados, foi apresentado como funciona o Enem, o Sistema de Seleção Unificada (SISU), o Programa Universidade para Todos (Prouni), o Programa de Financiamento Estudantil (FIES) e a Educação a Distância (EaD). 

“Se você tiver um computador e uma internet boa, dá para fazer um curso de EaD e, muitas vezes, só é necessário ir à faculdade para fazer a prova. Além disso, esses cursos normalmente são mais baratos que um curso tradicional que você frequenta as aulas na universidade, mas isto exige disciplina”, enfatizou a técnica de recreação e lazer.

Os jovens aprenderam a diferença entre um curso de bacharelado, licenciatura e tecnológico e cada participante ainda teve a oportunidade de tirar as principais dúvidas, receber dicas e também pôde levar para casa uma cartilha com todas as informações sobre o assunto tratado no bate-papo.

Wiliam Ricardo Senhorio de Oliveira, de 25 anos, frequenta a oficina de capoeira no Território Jovem João Romão e achou muito importante a realização deste projeto na unidade. “Achei ótimo, ajudou bastante não só a mim. Acredito que para todo mundo aqui”, comentou.

O jovem já fez o Enem duas vezes, mas não foi bem sucedido. “Desta vez, vou fazer pra valer, mudei minha cabeça. Quero fazer uma faculdade. Agora é importante não perder o foco e estudar bastante”, declarou. Seu sonho é fazer o curso de Engenharia de Produção e disse que vai tentar um financiamento por meio do FIES.

De acordo com a Coordenadoria da Juventude, o bate-papo será realizado mais duas vezes até o final deste ano em todos os TJs, sendo uma no meio do ano, entre junho e julho, e outra no final do ano, épocas estratégicas para quem quer tentar ingressar num curso superior.

Os próximos encontros do “Futuro Jovem” acontecerão nesta terça-feira (24), às 14h, no Território Jovem Maria Eugênia. Na quarta-feira (25), às 15h, o bate-papo será na unidade do Jardim Ipiranga. Os jovens de Aparecidinha terão a mesma oportunidade na quinta-feira (26), às 18h. E na sexta-feira (27), também às 18h, será a vez dos adolescentes do Nova Esperança.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.