17/11/2014 - Sorocaba - SP

Zoonoses realiza arrastão contra a dengue na Vila Fiori

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Divisão de Zoonoses da Área de Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde (SES), realiza entre segunda e quarta-feira da semana que vem (dias 17 a 19) uma operação especial contra a dengue na Vila Fiori, Zona Norte da cidade. O arrastão, que será realizado em parceria com as Secretarias de Governo e Segurança Comunitária (SEG) e de Serviços Públicos (Serp), tem como objetivo remover o maior número possível de criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença, naquela região.

De acordo com o chefe da Zoonoses, Leandro Arruda, a Vila Fiori foi escolhida pela SES para receber o arrastão por ter registrado oito casos de dengue nos últimos dias, no período do ano considerado como “silencioso” para a doença (meses historicamente sem transmissão na cidade, pouca chuva e temperaturas mais amenas). A área que será trabalhada está delimitada entre as seguintes vias: Avenida Antônio Paula Santos , Rua Moacir Toledo Pizza, Rua Maestro Francisco Manoel, Rua Abbud Bachir Abdalla e Rua Henrique Fiore.

A operação começará na segunda-feira (17) às 9h e terá como ponto de partida a Rua Moacir Toledo Piza, esquina com a Avenida Antônio Paula Santos. Agentes e Zoonoses percorrerão as ruas da Vila Fiori para orientar os moradores e recolher materiais como pneus, pratos de planta, baldes e objetos em geral que acumulem água de chuva e que não estão sendo utilizados. A Zoonoses lembra que não serão recolhidos móveis ou entulho. A ação deve ser finalizada por volta das 15h.

A população deve colaborar com a ação, retirando os recipientes que podem acumular água servindo de criadouros para o mosquito transmissor da dengue, e colocá-los na calçada para a coleta. Os moradores da região devem abrir a porta para receber e atender os agentes da Zoonoses”, comenta Leandro.

Os agentes da Zoonoses também irão orientar a população sobre o recolhimento dos materiais e sobre os métodos de prevenção e combate à doença.

Semana de Mobilização

Além do arrastão na Vila Fiori, outras ações marcam a Semana Estadual de Mobilização contra a Dengue em Sorocaba. Entre segunda e quarta-feira que vem (dias 17, 18 e 19), a população poderá conferir uma exposição educativa sobre a dengue na Praça Coronel Fernando Prestes, no Centro. E, na terça-feira (18), será realizada uma caminhada contra a dengue na Vila Fiori.