3/2/2014 - Sorocaba - SP

Terceira idade dá exemplo e planta 500 árvores às margens do rio Sorocaba

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

O local será transformado em uma nova área de lazer, complementando as obras de elevação da avenida Juvenal de Campos e a nova ponte de Pinheiros, denominada Dante Sola

 

Cerca de 70 frequentadores do Clube do Idoso "Carlos Alberto Moura Pereira da Silva" realizaram na manhã desta sexta-feira (31) o plantio de 500 mudas de árvores nativas e frutíferas às margens do rio Sorocaba, no entorno da unidade da Prefeitura de Sorocaba. Ao final, os idosos identificaram as espécies e colocaram seus nomes nas mudas plantadas para que eles possam cuidar dos exemplares.

Promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio das secretarias do Desenvolvimento Social (Sedes) e do Meio Ambiente (Sema), a ideia do plantio partiu dos próprios sócios do Clube do Idoso que participaram de uma ação semelhante no Jardim Botânico em dezembro de 2013.

"Se cada um de nós tivermos iniciativas como essa, teremos uma cidade cada vez melhor e mais bonita. Obrigado a todos vocês que estão colaborando com o meio ambiente de Sorocaba", parabenizou a vice-prefeita Edith Maria Di Giorgi, também secretária do Desenvolvimento Social (Sedes).

A ação ambiental também faz parte da compensação ambiental pela retirada de 50 árvores exóticas da espécie leucena do local. "Essa é uma espécie exótica agressiva que ocupa as áreas das árvores nativas. Com a retirada delas e o plantio dessas mudas estamos recuperando a vegetação às margens do rio Sorocaba", explicou Aldo Bittencourt, técnico ambiental da Secretaria do Meio Ambiente.

No local, os idosos plantaram mudas de cerca de 50 espécies nativas e frutíferas, como goiaba, ipê, pitanga, pau-ferro, guapuruvu, quaresmeira e urucum. Todas as mudas foram produzidas nos viveiros das Penitenciárias "Dr. Danilo Pinheiro", no Mineirão, e "Dr. Antônio Souza Netto", em Aparecidinha; no Parque Natural "Chico Mendes", na Universidade de Sorocaba (Uniso) e no Núcleo de Acolhimento Integrado de Sorocaba (Nais).

 

O pomar do Claudinei

 

Desde 2008, o militar aposentado Claudinei de Oliveira decidiu plantar árvores, em sua maioria frutíferas, em frente ao Clube do Idoso, antes mesmo da unidade ser construída. No local foram plantadas mais de 40 árvores, entre bananeira, araçá, limão-rosa, romã, entre outras, às margens do rio Sorocaba.

"Acompanhava meu neto fazendo bicicross e um dia perguntei se poderia plantar árvores aqui e a Prefeitura autorizou. É um orgulho pra mim, desde então venho aqui todos os dias, pelos menos uma vez para regar o meu pomar", contou.

Sócio do Clube do Idoso, ao lado de sua esposa Antonia Matilde de Oliveira, Claudinei frequenta a unidade duas vezes por semana, onde faz aulas de ginástica. "Fui da primeira turma do curso de informática", declarou. "A Prefeitura de Sorocaba está de parabéns por esse local, aqui tem tudo, dá pra se exercitar, cortar cabelo, fazer curso de culinária", completou.

Promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social e do Fundo Social de Solidariedade (FSS), o Clube do Idoso oferece gratuitamente diversas atividades de lazer, esporte, saúde, integração social e cultura exclusivamente à terceira idade sorocabana. A unidade está localizada ao lado do Centro Esportivo "André Matiello", em Pinheiros.