28/1/2015 - Sorocaba - SP

Sapo-garimpeiro já pode ser visitado no Zoológico “Quinzinho de Barros”

O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” conta com novos habitantes raros. No ano passado o zoológico recebeu cinco exemplares de sapo-garimpeiro que se reproduziram.   

De acordo com o veterinário do Zoológico, Rodrigo Teixeira, o sapo-garimpeiro é um pequeno anfíbio brasileiro. “Quando nós os recebemos (sapos) eles ficaram de quarentena. Desde então, houvesse a reprodução que gerou mais dez exemplares que já estão em exposição no setor de répteis”, conta Rodrigo.

Rodrigo afirma que esse tipo de anfíbio é muito exigente em relação à temperatura e umidade do ambiente, bem como com a alimentação. “Os animais se adaptaram muito bem ao nosso zoológico. A reprodução é diferente de mamíferos e acontece externamente. O macho coloca o espermatozoide em sobre o óvulo da fêmea para fecundá-los”, explica o veterinário. Qualquer interferência como temperatura e umidade pode interferir nisso ciclo. “Estamos muito contentes e agora vamos mostrar esses filhotes para população”, diz Rodrigo.

Os novos habitantes estão em um terrário móvel (tipo um aquário). “Esse tipo de sapo é muito pequeno. É um animal inédito no zoológico e, devido ao seu tamanho, a população vai ter de procurar bastante”, avisa o veterinário.

Outro fato que distingue a presença dos sapos-garimpeiros no Quinzinho de Barros é que poucos zoológicos exibem anfíbios, além de muitas lendas sobre a espécie. “Existem várias lendas. Tem a história de que se urinar no olho fica cego. É muita mentira sobre os sapos. E a ideia é desmistificar também todas essas histórias sobre os anfíbios”, conta Rodrigo.

Os anfíbios são muito importantes na cadeia alimentar. “Eles (sapos) se alimentam de insetos e a gente não dá o devido valor”, acredita o veterinário. 

O sapo-garimpeiro mede cerca de 3 ou 4 cm, podendo alcançar até 6 cm. Tem uma coloração bem variada, dependendo da área geográfica onde estão inseridos, sendo a maioria da Amazônia e floresta Atlântica. A maior parte dos exemplares é preta e apresentam manchas verdes, azul claro e listras ou pontos pretos.