1/7/2015 - Sorocaba - SP

Representantes da Toyota conhecem de perto projeto das “Hortas Educativas”

da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

O gerente de assuntos Governamentais da Toyota do Brasil, Carlos Shigueo Nishikawa, conheceu na manhã desta terça-feira (30), no CEI “D. Duzolina Batiolla Pagliato” (CEI 40) e na E.M. “Genny Kalil Milego”, dois exemplares do Projeto de Hortas Educativas desenvolvido pelo Fundo Social de Solidariedade de Sorocaba (FSS). A visita, monitorada pela presidente do FSS, Maria Inês Moron Pannunzio, foi organizada para que o representante da montadora visse de perto algumas das cinquenta composteiras doadas pela empresa ao projeto.

O projeto “Horta Educativa” é uma proposta do Fundo Social de Solidariedade (FSS), em parceria com as Secretarias da Educação (Sedu) e de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), que utiliza hortas em 52 escolas da Rede Municipal Ensino para o desenvolvimento de atividades especiais junto às crianças, no que diz respeito aos valores sociais, culturais e alimentares, tudo alinhado à preservação do meio ambiente e à promoção de hábitos alimentares saudáveis.

Idealizado pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, o projeto surgiu devido a uma preocupação com o aparecimento, em idades precoces, das chamadas doenças crônicas não transmissíveis. As consequências da má alimentação podem causar obesidade, pressão alta, colesterol alto, doenças cardiovasculares, diabetes e deficiências nutricionais. Doenças que estão aparecendo, com cada vez mais frequência, em nossas crianças.

Entendendo a importância em se trabalhar junto às crianças em fase de formação de comportamental, algumas questões relacionadas à alimentação saudável, além do plantio, cuidado com a terra e o respeito à natureza, a Toyota do Brasil adquiriu cinquenta composteiras que passaram a integrar o projeto das Hortas Educativas. Esses dispositivos são utilizados para a formação de compostos orgânicos utilizados para adubar jardins e hortas.

Produzidas em plástico, as composteiras doadas pela Toyota são confeccionadas com 90% de materiais reciclados e possuem um modelo de construção que permite a circulação de ar, acelerando a compostagem, além de duplo acesso para extração do composto.

Para auxiliar na capacitação dos professores quanto à utilização das composteiras, a Toyota também desenvolveu uma vídeo-aula, que pode ser acessada no site da Prefeitura ou pelo link https://youtu.be/QwLa988w_N0?list=UU4jE5zqbvp_Ayx5XAbsEUeA

“Observamos que o Projeto das Hortas é multidisciplinar, pois trabalha com as crianças questões de meio ambiente, através do cuidado com a terra, e da compostagem nas áreas da biologia e química, entre outros. Acima de tudo, desenvolve os valores nos quais a Toyota acredita e, por esta razão, investe”, disse Shigueo.