6/10/2015 - Sorocaba - SP

Público pode visitar a exposição da Bienal de Artes de SP

da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

A abertura oficial acontece nesta segunda-feira (dia5), às 19h. O evento é aberto ao público a partir desta terça-feira (6) 

Os sorocabanos poderão visitar a partir desta terça-feira (dia 6), das 9h às 17h, a exposição itinerante da 31º Bienal de Arte de São Paulo na Galeria Scarpa. O espaço abriga 15 obras selecionadas, entre vídeos, fotografias, quadros e uma publicação, e contará inclusive com a monitoria de profissionais treinados pela Fundação Bienal. A entrada é gratuita.

Promovida numa parceria da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), Oficina Cultural Grande Otelo e a Fundação Bienal de Arte de São Saulo, a mostra integra o programa da 31ª Bienal para a circulação de obras e conteúdos relacionados às exposições.

A Bienal de São Paulo teve 69 participações de 34 países, incluindo artistas, com colaborações individuais e coletivas. Foram apresentados 81 projetos, dos quais 60% foram comissionados para a exposição. Com curadoria de Charles Esche, Pablo Lafuente, Nuria Enguita Mayo, Galit Eilat, Oren Sagiv, Benjamin Seroussi e Luiza Proença, a mostra caracterizou-se pelo foco na vida contemporânea e obras que tocaram particularmente aspectos de religião, conflito social, sexualidade, ecologia e identidade.

Entre os trabalhos, a população terá a oportunidade de conferir a publicação “É apenas o vértice do mundo interior”, de Agnieszka Piksa; “Migrante”, de Gülsün Karamustafa; “A última aventura”, de Romy Pocztaruk; “Sem título”, de Vivian Suter; e “Nuvens escuras do futuro”, de Prabhakar Pachpute.

Em sua publicação “É apenas o vértice do mundo interior”, a artista polonesa Agnieszka Piksa combina imagens de recortes, colagens, ilustrações e linguagem de histórias em quadrinhos para falar de temas como a vida, a morte e o mundo. “O público poderá apreciar esta obra e ainda levá-la para casa. Segundo a equipe da Bienal, este foi um dos trabalhos mais elogiados pela crítica”, declarou Daniella Moreira, museóloga da Secretaria da Cultura.

De acordo com ela, para receber a exposição, a Galeria Scarpa recebeu serviço de pintura. Além disso, a Fundação Bienal cedeu a estrutura metálica de iluminação e cabeamento, que ficará para o espaço após o fim da exposição.

O público poderá conferir a mostra de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, até o dia 13 de novembro. A Galeria Scarpa está localizada na rua Souza Pereira, 448, no Centro. Agendamentos pelo telefone: (15) 3231.1026.