27/4/2015 - Sorocaba - SP

Prefeitura realiza plantio de árvores às margens do rio Sorocaba para atrair a fauna

da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

Nesta sexta-feira (dia 24), a Prefeitura de Sorocaba realizou o plantio de mais 45 árvores nativas e frutíferas num trecho de aproximadamente sessenta metros às margens do rio Sorocaba, bem em frente ao Centro de Educação Amfaz parte do Programa “Refúgios da Biodiversidade” e visa atrair a fauna, principalmente espécies de peixes e anfíbios, e assim promover a restauração ecológica do principal manancial da cidade.biental do Rio Sorocaba (CEA Rio Sorocaba). A ação da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) 

O programa “Refúgios da Biodiversidade” está sendo realizado num trecho que vai da Ponte de Pinheiros até o Parque das Águas, no Jardim Abaeté. O objetivo principal está na criação de ‘ilhas’ de manejo controlado da vegetação das margens e bancos de areia do rio, criando um ambiente adequado tanto para o desenvolvimento de espécies arbóreas quanto para a proteção e alimentação de exemplares típicos da fauna do rio Sorocaba.

De acordo com Alan Teixeira, engenheiro agrônomo da Secretaria do Meio Ambiente, as árvores escolhidas para este plantio são de espécies adaptadas ao ambiente mais úmido, como pau-viola, angico-branco, ingá, goiaba e araçá. No local foram plantadas árvores que variam de um a dois metros de altura.

“São árvores que vão criar sombra e, pela diversidade, serão locais de abrigo para esses animais, favorecendo, por exemplo, a reprodução. Se este local permanecesse roçado e ‘limpo’, com certeza os animais não seriam atraídos. Com este trabalho vamos deixar estes ambientes mais próximos do que deveriam ser”, comenta o engenheiro agrônomo.

Para Alan Teixeira, além de deixar paisagisticamente mais bonito, o plantio de árvores tornará o ambiente mais vivo. “Quem visitar o CEA Rio Sorocaba poderá ouvir mais os sons da natureza e a presença de animais”, destaca.

A Secretaria do Meio Ambiente plantou aproximadamente 160 árvores próximo ao CEA. Quem passa pelo local pode observar bandeiras amarelas e uma placa educativa explicando o que é o programa, indicações implantadas também em todos os trechos ondem estão sendo criadas ‘ilhas’ de manejo.

De acordo com a Sema, as árvores utilizadas no plantio foram produzidas nos viveiros da Penitenciária "Dr. Antônio Souza Netto", em Aparecidinha, e do Parque Natural "Chico Mendes".

 

Sobre o Refúgios da Biodiversidade

O trabalho da Secretaria do Meio Ambiente neste programa é permanente, feito de três maneiras. Em alguns trechos a roçagem ocorrerá de forma mais criteriosa, respeitando onde os animais estão ou se reproduzem. O capim será mantido alto possibilitando o estabelecimento de ninhais de aves ribeirinhas a abrigo para os peixes, pequenos mamíferos, anfíbios e répteis. “E isto não significa que está sendo mal cuidado. Aqui tem ninho de aves, tem tartaruga, cobra, capivara”, alerta Welber Smith, diretor de Educação Ambiental da Sema. Para isto, a Secretaria do Meio Ambiente orientou as equipes que realizam a roçagem nestes trechos.

Em outros pontos serão plantadas árvores nativas para recuperar a vegetação. Um dos locais que recebeu este manejo é a região entre o Jardim Botânico e o Parque das Águas. A Prefeitura de Sorocaba plantou duas mil árvores de espécies nativas, que variam de um a dois metros, às margens do rio. 

Nos locais que têm árvores será feito o enriquecimento com o plantio de outras espécies arbóreas, e substituição de espécies exóticas ou invasoras, como as leucenas por exemplo.

O trabalho é realizado em parceria com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba (SAAE) e a Secretaria de Serviços Públicos (Serp).