26/5/2015 - Sorocaba - SP

Prefeitura prepara pavimentação em trecho da Marginal Direita

da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

No último fim de semana, a Prefeitura de Sorocaba deu início à primeira etapa da pavimentação das obras viárias desenvolvidas à margem direita do Rio Sorocaba, que têm por objetivo criar uma alternativa de ligação entre as regiões da Avenida Dom Aguirre e o Alto da Boa Vista. A Secretaria de Mobilidade, Desenvolvimento Urbano e Obras (Semob) aplicou a primeira camada de pavimento entre as pontes Fernando de Luca e Pinga-Piga, e agora prepara a base do solo no trecho que passa por baixo do viaduto da Castelinho.

As obras visam criar um novo sistema binário, com início na Avenida 15 de Agosto até chegar à confluência da Alameda Batatais e Avenida Professor Joaquim Silva. A capacidade de fluxo de veículos pelo local deve dobrar em comparação à atual, absorvendo o tráfego originário não somente da Dom Aguirre, mas também das regiões da Vila Progresso e Jardim Iguatemi.

Com o objetivo de minimizar os impactos sobre o trânsito, as intervenções executadas no fim de semana consistiram na implantação de emissários da rede de esgoto, com acompanhamento do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). Na pista ao lado da Pinga-Pinga, houve a implantação de “binder”, uma camada mais grossa de massa asfáltica que completa a base do solo antes da pavimentação definitiva. 

Pelas características do solo e proximidade com o Rio Sorocaba, o sistema de drenagem da Marginal Direita precisou receber um reforço de solo. Denominada ‘fundação de rachão’, esta base é formada por camadas de pedras de diferentes tamanhos, sendo que última camada recebe uma porção de cal com função estruturante. Depositadas em ordem decrescente, essas camadas são compactadas por rolo compressor, garantindo mais estabilidade ao terreno.

Esta etapa está sendo finalizada na altura da ponte de acesso à Rodovia Senador José Ermírio de Morares (Castelinho), onde a Semob está finalizando a deposição e compactação da última camada das pedras, preparando a aplicação do binder. Já na altura do Centro de Referência em Educação (CRE) continua a implantação de galerias de águas pluviais e de emissários de esgoto, numa ação conjunta com o Saae.

Com cerca de seiscentos metros de extensão e com ciclovia, a nova pista começa na Avenida 15 de Agosto, passa pelas pontes ‘Fernando de Luca Neto’ e ‘Pinga-Pinga, segue por baixo da ponte da Castelinho até chegar à confluência com a Alameda Batatais e Avenida Prof. Joaquim Silva, na altura do CRE.

As mudanças no sistema viário nesse trecho vão contar com implantação de aproximadamente 7.800m² de asfalto novo, 37 mil metros quadrados de recapeamento (pista antiga da avenida e ruas no entrono), ciclovia, paisagismo e sistema de iluminação. As obras somam um investimento de aproximadamente R$ 3 milhões e devem seguir até o mês de agosto.

Esta obra faz parte do programa Mobilidade Total, um conjunto de obras estruturantes que passa pela abertura de novos complexos viários, implantação de ruas e avenidas, construção de pontes e viadutos, além da pavimentação e recapeamento em várias regiões da cidade.