31/3/2015 - Sorocaba - SP

Prefeitura inaugura escola em Aparecidinha

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Educação (Sedu), inaugura nesta terça-feira (31), às 15h, a Escola Municipal de Ensino Fundamental “Ronaldo Campos de Arruda”, no bairro de Aparecidinha. “É mais uma escola. Significa que o governo do prefeito Antonio Carlos Pannunzio entrega uma unidade escolar a cada mês e meio, em média”, destacou o secretário José Simões, referindo-se às creches e escolas de Ensino Fundamental.

A nova unidade de ensino tem 182 alunos, em doze turmas de segundos e terceiros anos, e está em funcionamento desde o dia 9 de fevereiro, quando começou o ano letivo. A nova escola foi montada no espaço de uma antiga chácara, com 4.061,16 m², adquirida no ano passado pela Prefeitura, ao custo de R$ 1,2 milhão, na Rua Roberto Vieira Holtz, s/nº. Ao todo, são seis salas de aula e a unidade atende à comunidade do bairro em dois horários, das 7h às 11h30 e das 13h às 17h30.

A E.M. “Ronaldo Campos de Arruda” tem área construída de 290,34 m² e a Prefeitura planeja a expansão da unidade, cujo imóvel passou por reforma com base no Programa Escola Bonita. A diretora, Thaís Bragatto Arten, confirma que sondagens de solo começaram a ser feitas no terreno por equipe da Secretaria de Mobilidade, Desenvolvimento Urbano e Obras (Semob), para estudo de viabilidade de construção de mais salas de aulas. “É um lugar bonito, nos fundos tem até um pomar onde as crianças pegam banana, carambola, mamão, manga, mexerica e limão, além de uma grande área para expansão da escola.”

Simões explicou que a E.M. “Ronaldo Campos de Arruda” é uma unidade provisória. “Essa pequena escola receberá o nome daquela que estamos construindo lá perto da igreja matriz do bairro. Enquanto isso, os alunos não ficam sem atendimento. Depois, essa nova escola vai crescer”, explica. Seriam mais 960 vagas no bairro. Segundo o secretário, a previsão é que Aparecidinha conte com cinco unidades para atender a comunidade do bairro, o que daria para suprir a demanda local até 2019. “Buscamos atender plenamente a quem mora em Aparecidinha, se precisar de ainda mais, vamos fazer.”

 

Mais unidades

Ainda este ano, a Prefeitura planeja inaugurar mais uma escola de Ensino Fundamental, que também poderá atender à pré-escola caso necessário. A previsão é que a Escola Municipal do Recreio dos Sorocabanos seja entregue no segundo semestre. Com dezesseis salas de aulas, terá capacidade para 960 alunos e área total construída de 3.278m². O contrato com a construtora responsável foi rescindido e a empresa Imprej assumirá a obra.

A Prefeitura tem em planejamento a previsão de entrega de mais onze escolas de Ensino Fundamental até o fim de 2017. A primeira, para 2016, seria o novo prédio para a E.M. “João Francisco Rosa”, com 960 vagas, cuja construção está em fase de contrato com a nova construtora que irá finalizar a obra. A E.M. Piazza di Roma, para 960 alunos de séries iniciais do Ensino Fundamental e de pré-escola, está em fase de licitação, enquanto a E.M. Wanel Ville (1.260 vagas – E.F. e pré-escola) e a E.M. Jardim Europa/Jd. dos Estados (840 vagas – E.F. e pré-escola) estão em fase de levantamento de orçamento.

A construção das E.M. Parque São Bento (960 vagas – séries iniciais do Ensino Fundamental) e da E.M. Jardim Sorocaba Park (840 vagas - séries iniciais do E.F.) está na etapa de projetos. Estão previstas 840 vagas (inclusive com pré-escola) numa unidade no Jardim Montreal e está sendo analisada a possibilidade de instalação de escolas municipais no Jardim Carandá, Jardim São Judas Tadeu e Jardim Saira.

Já entregues

A primeira escola inaugurada no atual governo Pannunzio, em agosto de 2013, foi a E.M. “Professor José Carlos Florenzano”, no Jardim Santa Esmeralda. A unidade tem capacidade para 1.200 alunos de pré-escola, Fundamental de 1º ao 5º ano e em tempo integral. Em fevereiro de 2014, foi a vez da E.M. “Benedito Cleto”, no Parque São Bento, que atende, atualmente, 610 alunos de 1º ao 3º ano.

Quanto às creches, no atual mandato, o prefeito Antonio Carlos Pannunzio inaugurou catorze unidades que totalizam 1.825 vagas. São elas: CEI 100 – Jardim Pacaembu, CEI 93 – Wanel Ville, CEI 98 – Jardim Tropical, CEI 03 – Jardim São Paulo, CEI 65 – Jardim Novo Mundo, CEI 97 – Jardim Piazza di Roma, CEI 96 – Ana Paula Eleutério, CEI 101 – Vila Formosa, CEI 104 – Morada das Flores (Aparecidinha), CEI 103 – Jardim Sorocaba Park, CEI 105 – Jardim Nova Ipanema, CEI 106 – Jardim São Guilherme, CEI 107 – Horto Florestal e CEI 27 – Novo prédio.