27/5/2015 - Sorocaba - SP

Prefeitura constrói novo muro no Cemitério de Aparecidinha

da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Serp), está construindo um novo muro no entorno do cemitério Aparecida, no bairro de Aparecidinha. De acordo com informações da Secretaria, a substituição do muro em toda sua extensão é necessária em função do antigo apresentar problemas estruturais, oferecendo riscos de queda.

Construído em 1960, o muro conta com aproximadamente 600 metros lineares (com 2,40m de altura) que estão sendo reconstruídos integralmente. De acordo com os registros da Serp, o primeiro sepultamento realizado no cemitério é de 1911, sendo que quase meio século depois é que o sepulcrário recebeu o muro de proteção.

Com obras iniciadas no começo de maio, a previsão é de que a reconstrução seja concluída em até oitenta dias. Vale destacar que, recentemente, a Secretaria de Serviços Públicos já havia realizado serviços de revitalização no local, com substituição do piso das principais vias internas do cemitério.

A Serp também realiza serviços de melhorias no Cemitério Santo Antonio, localizado no Wanel Ville. Iniciada na semana passada, a primeira etapa dos trabalhos consiste na implantação de 400 metros lineares de guias. 

Recadastramento

A partir do dia 1º de junho, a Serp retoma o processo de atualização cadastral de sepulturas nos cemitérios da Saudade, Aparecida e Consolação. Agora, os cidadãos proprietários ou descendentes que não efetuaram o procedimento encerrado em abril terão mais dois meses (até de 31 de julho) para atualização cadastral.

A Serp informa que haverá alteração no sistema de atendimento ao público, em relação à última campanha. Desta vez, o atendimento será de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, diretamente nos cemitérios e também na própria Serp, no Paço Municipal. Em feriados, sábado e domingo não haverá atendimento para esta finalidade, considerando que nesses dias os servidores estarão de plantão somente para sepultamentos.

Os atendimentos nos cemitérios serão destinados aos titulares e herdeiros diretos das sepulturas, como, por exemplo, filhos, netos, bisnetos, desde que apresentem a documentação necessária: Título de posse da sepultura, RG do requerente, comprovante de endereço, certidão de óbito que comprove o grau de parentesco do herdeiro com o titular.

O atendimento de pessoas que não são titulares e também para aqueles que não são herdeiros diretos, mas que por algum motivo possuem um documento de posse de sepultura em seu poder, acontecerá no departamento de cemitérios no Paço Municipal.

Abandono

Em 2014, a Serp eliminou 120 sepulturas em estado de total abandono e, até agora, não houve qualquer manifestação por parte de familiares. Mesmo essas pessoas, caso queiram, devem procurar os cemitérios para as devidas orientações, visto que poderão indicar o que pretendem fazer com as mesmas. Para que as sepulturas fossem eliminadas, houve as exumações e os restos voltaram a ser depositados nos mesmos locais. Para consulta de sepulturas ou mais informações acessar o link

sorocaba.sp.gov.br/portal/servicos/cemiterios-municipais

Confira os endereços dos cemitérios municipais:

Saudade: Rua Pedro de Toledo, s/n°, no Além-Linha - 3231-1402

Aparecida: Rua Quirino de Melo s/n°, em Aparecidinha – 3225-4382

Consolação: Rua Alcindo Guanabara, s/n° Vila Haro – fone 3227-9011