24/6/2015 - Sorocaba - SP

Milhares de pessoas usam diariamente o Transporte Coletivo

da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

Assim como acontece em várias partes do País e do mundo, tanto pela manhã como no final da tarde, no chamado “horário de pico”, o transporte coletivo urbano de Sorocaba atende um grande número de pessoas ao mesmo tempo, o que resulta na alta demanda de pessoas em horários específicos. Porém, ao longo do dia – ou seja, na maior parte do tempo dessa prestação de serviço -, o que se vê são linhas mais tranquilas e que atendem muito bem os usuários em seus deslocamentos.

É o que diz Fábio dos Santos, que por trabalhar em esquema de escala, utiliza o ônibus em horários alternados. “De manhã é mais complicado, já que todos saem de casa praticamente no mesmo horário para trabalhar. Porém durante a tarde e noite é mais tranquilo”, observa Fábio.

Passam diariamente pelo Terminal Santo Antonio, o maior da cidade, cerca de 80 mil pessoas e outras 40 mil pessoas pelo Terminal São Paulo. São transportados, em média, 4,9 milhões de passageiros/mês. São 109 linhas que percorrem a cidade de Norte a Sul e de Leste a Oeste. Juntas, elas realizam cerca de 300 mil viagens/mês. O índice de cumprimento dos horários é de 99%.

Os horários de pico acontecem de segunda a sexta, das 6h às 8h no período da manhã e das 16h30 às 18h30 no período da tarde. Linhas como 58 – Vitória Régia, 62 – São Bento e 65 – Campolim têm demanda de passageiros mais baixa fora dos períodos de pico.

Tanto no meio da manhã quanto no meio da tarde, os terminais têm sua demanda de passageiros reduzida e as pessoas percebem isso. Usuária do sistema diariamente, a atendente de padaria Maria do Carmo Bueno diz que não tem do que se queixar do serviço prestado na cidade. “Não tenho do que me queixar. Moro no Jardim Santa Cecília e uso a linha São Camilo às 5 horas da manhã em direção ao Terminal Santo Antonio, que me atende muito bem. Volto para casa por volta das 15h e também é tranquilo”, diz.

Ônibus novos em circulação

Com a entrega de 62 ônibus zero quilômetro em menos de 30 dias no mês de abril, Sorocaba passou a ter 100% de sua frota equipada com elevador para cadeira de rodas na porta central, proporcionando acessibilidade à população. A idade média da frota passou a ser de 3,66 anos.

A estudante Karina de Oliveira, que cursa técnico em Administração, já percebeu a renovação da frota do transporte coletivo realizada em abril. “Uso regularmente e os ônibus estão melhorando. Os novos, em especial, são mais confortáveis e maiores”, comentou.

Usuária do sistema por mais de 42 anos para se deslocar até o trabalho, Aparecida Amália Sartorelli, agora aposentada, conta que sempre usou o transporte coletivo, inclusive para o lazer. “Moro no bairro Nova Sorocaba e os ônibus sempre cumprem os seus horários certinhos”, acrescenta