17/8/2016 - Sorocaba - SP

Empreende Sorocaba chega à 3ª edição como maior evento de empreendedorismo da região

da assessoria de imprensa da Inova Sorocaba

inova_3a_empreendesorocaba

Sorocaba vai reunir, entre 16 e 29 de agosto, empreendedores, especialistas e estudantes de diversas áreas em um evento para promoção e aprendizado de novos projetos, negócios e tecnologias.

O 3º Empreende Sorocaba faz parte da Rede Global do Empreendedorismo (RGE), maior movimento do mundo a tratar do tema. Por meio de palestras, workshops e seminários, entre diversas atividades, o objetivo é disseminar a educação e cultura empreendedoras, conectando, capacitando e inspirando as pessoas a empreender.

O fundador da Embraer, Ozires Silva, é o convidado especial para a palestra de abertura, no dia 16 de agosto, às 10h, no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), que sediará o evento.

Diversas instituições e empresas estarão envolvidas na organização do 3º Empreende Sorocaba tais como, Prefeitura de Sorocaba, Parque Tecnológico de Sorocaba, Agência Inova Sorocaba, Incubadora Hubiz, Sebrae-SP, CIESP/NJE, SEDET-Espaço Empreendedor, Associação Comercial de Sorocaba e universidades locais.

A participação é gratuita e as inscrições devem ser feitas no site do evento: empreendesorocaba.com.br.

“É o maior evento de empreendedorismo da região, que engaja vários atores e instituições de Sorocaba, de cidades próximas e de outros locais do Brasil. Cada vez mais queremos que a população também participe e se envolva nas atividades, porque tudo o que se refere ao empreendedorismo e inovação é feito, em última análise,  para a população”, afirma Rodrigo Mendes, diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Inova Sorocaba.

 

Destaques

Ozires Silva ministrará a palestra de abertura, “Nas Asas da Inovação”, no dia 16 de agosto, às 10h, com entrada livre no Parque Tecnológico de Sorocaba. Fundador da Embraer, uma das maiores empresas aeronáuticas do mundo, e atual Reitor da Unimonte, o palestrante se destaca por sua contribuição à inovação e desenvolvimento do Brasil como ícone da nossa indústria aeronáutica, além de outras importantes atividades que exerceu, como presidente da Petrobras e ministro da Infraestrutura.

Muitos temas merecerão atenção especial durante o evento pela atualidade e importância dos conceitos no desenvolvimento de inovações no processo empreendedor.

Um dos workshops abordará o Design Thinking (20/08), conjunto de métodos e processos para resolução de problemas relacionados à aquisição de informações, análise de conhecimento e propostas de soluções. Divididos em grupos, os participantes aprenderão na prática os processos utilizados de forma colaborativa, em equipes multidisciplinares, na busca de soluções inovadoras.

No Papo Empreendedor (17/08), seminário onde os palestrantes se unem numa grande mesa redonda para debater os pontos apresentados e interagir com o público, o tema será a Internet das Coisas (do inglês, Internet of Things), modalidade tecnológica que pretende conectar de eletrodomésticos a máquinas industriais e meios de transporte à internet, utilizando conhecimentos de TI e nanotecnologia. Três especialistas já confirmaram presença no debate: Renata Rampim (Unicamp), Regiane Romano (Facens) e Severiano Macedo (Cisco).

Outro Papo Empreendedor será conduzido por Silvio Genesini, na Fundec (Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba), no dia 25, com o tema “Economia criativa: uma estratégia de desenvolvimento para o Século 21”. Genesini é sócio-diretor da ToF (Traduzindo o Futuro) e foi presidente do Grupo Estado (que edita o jornal O Estado de S. Paulo), da Oracle do Brasil e sócio-diretor da Accenture. Antes da palestra haverá exposição de arte e apresentação da Orquestra Experimental de Sorocaba.

O Sebrae Sorocaba vai oferecer cinco cursos para auxiliar no desenvolvimento e gestão de novos empreendimentos, sendo dois deles gratuitos: o Começar Bem – Formalização (25/08), sobre os aspectos legais para abertura de empresas; e o SEI Vender (24/08), para adaptação e preparação de produtos e serviços, com foco no aumento de vendas e expansão de negócios.

 

Empreendedorismo se aprende na escola

Para promover o empreendedorismo e a inovação entre estudantes, o Desafio Empreende Sorocaba convida alunos dos ensinos superior, médio/técnico a desenvolverem projetos a serem apresentados numa mostra competitiva, durante dois dias, nas instalações das instituições de ensino que frequentam. A premiação será no PTS, no encerramento do 3º Empreende Sorocaba.

 

Informações

3º Empreende Sorocaba

De 16 a 29 de agosto

Inscrições: empreendesorocaba.com.br

Local: Parque Tecnológico de Sorocaba – Av. Itavuvu, nº 11.777, Jardim Santa Cecília

Telefone para mais informações: (15) 3416-6172