24/11/2014 - Sorocaba - SP

Dia da Não Violência Contra a Mulher será lembrado com evento em Sorocaba

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

A data foi estabelecida pela ONU, em 1999, para homenagear três irmãs ativistas políticas latino-americanas assassinadas em 1961 pela ditadura de Leonidas Trujillo, na República Dominicana.

Nesta terça-feira (25), data em que é celebrado o Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher, a Prefeitura de Sorocaba realizará palestras, das 9h às 12h, no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). O evento é gratuito e aberto ao público.

Promovido pela Coordenadoria da Mulher da Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com a Associação Comercial de Sorocaba (ACSO), o evento tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da preservação dos direitos da mulher e do grande mal que a violência causa para toda a família.

“Sorocaba é privilegiada por contar com todo o trabalho da rede, com equipamentos como o Centro de Referência da Mulher (Cerem), a Vara do Juizado Especial Criminal e da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, a Campanha Patrulha da Paz e a Delegacia da Mulher. Mas isso não foi por sorte, mas sim por um trabalho muito ativo realizado há anos na cidade”, destaca a vice-prefeita Edith Di Giorgi, secretária de Desenvolvimento Social.

“E mesmo com todo este trabalho, é importante promovermos este tipo de evento para conscientizar as mulheres que ainda sofrem algum tipo de violência sobre os seus direitos e a importância dela buscar ajuda”, salienta a vice-prefeita.

O encontro contará com atividades voltadas às mulheres, como palestras e apresentação artística.        Para abrir o evento, às 9h, a cantora Bárbara Pistila fará uma apresentação musical. Em seguida, às 9h30, a psicóloga Pérsia Carvalho Maia fala sobre “Violência doméstica contra a mulher”. Por último, às 10h30, o público vai conferir a palestra “Trabalho: Estou de volta! Mulher, vencendo a si mesma!”, com a instrutora de treinamento Adriana Augusto Cruz.

A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1999, para homenagear três irmãs ativistas políticas latino-americanas (Pátria, Minerva e Maria Teresa Mirabal) que foram assassinadas em 1961 pela ditadura de Leonidas Trujillo (1930-1961), na República Dominicana.

A Secretaria de Desenvolvimento Social está localizada na Rua Santa Cruz, 116, no Centro.