9/8/2017 - Sorocaba - SP

Combate à poluição terá programação especial nesta 5ª no Wanel Ville

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

1

Equipes da Sema farão campanha educativa ‘porta a porta’ de prevenção às queimadas

Para comemorar o ‘Dia de Combate à Poluição’, celebrado no dia 14 de agosto (conforme a Lei nº 8.812, de 15/07/2009), a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de do Meio Ambiente, Parques e Jardins, estará no bairro Wanel Ville, nesta quinta-feira (10), das 9h às 12h, com a ‘Campanha Educativa de Prevenção às Queimadas’.

A equipe de Educação Ambiental, vinculada à secretaria, percorrerá as ruas próximas ao Parque da Cachoeira, realizando um “porta a porta” educativo junto aos moradores, que receberão informações referentes ao combate à poluição, além de orientações para evitar as queimadas e sobre como proceder caso avistem, um foco de incêndio. Em Sorocaba, o “Dia de Combate à Poluição” faz parte do calendário oficial de datas alusivas ao meio ambiente.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Parques e Jardins, Jessé Loures, a ação tem por objetivo, a diminuição dos focos das queimadas, além da sensibilização quanto aos problemas decorrentes a essa problemática, que se agrava nesta época de estiagem.

De acordo ainda com o secretário, diversas ações podem ser evitadas: não jogar bituca de cigarro em locais inadequados; não acender fogueiras; não colocar fogo em lixo e em folhas secas; e principalmente não soltar balões, por ser perigoso e é crime. É muito importante que proprietários de terrenos mantenham os locais sempre limpos.

A população também pode e deve fazer a sua parte, denunciando uma ocorrência ligando no telefone 193 dos Bombeiros ou 153 da Guarda Civil Municipal e também orientando parentes, amigos e vizinhos sobre os males que as queimadas podem causar. Queimada é crime e a multa pode chegar a R$2.800,00.