21/10/2014 - Sorocaba - SP

Cemitérios municipais abrem às 10h no domingo

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba 

Os quatro cemitérios municipais terão horário de funcionamento diferenciado no próximo domingo (26). Em virtude da eleição para presidente da República, os cemitérios da Saudade, Consolação, Aparecida e Santo Antônio estarão abertos das 10h às 17h, aos invés das 8h às 17h, que é o horário normal aos domingos.

A Secretaria de Serviços Públicos (Serp), que administra os cemitérios municipais, reforça ainda aos concessionários de sepulturas, que o prazo para realização de manutenção ou reforma vai até o domingo (26). Esse também é o prazo final para que as famílias realizem serviços de pintura e limpeza, das 8h às 17h nos dias úteis.

Nos dias 1 e 2 de novembro, em razão do Dia de Finados, os cemitérios municipais Saudade, Consolação, Aparecida e Santo Antônio, estarão abertos das 7h às 18h. Para reforma ou construção do jazigo, a família concessionária precisa se cadastrar em uma das Casas do Cidadão (Ipanema, Itavuvu, Éden, Nogueira Padilha, Ipiranga ou Brigadeiro Tobias).

Para efetuar o cadastro é necessário apresentar os seguintes documentos: RG; CPF; comprovante de endereço; título de posse da sepultura; e identificação do prestador de serviços (RG e comprovante de endereço da pessoa física ou documento oficial com o CNPJ de pessoas jurídica).

O processo leva em média um dia útil para ser concluído e encaminhado ao cemitério. Nos casos de pintura, basta o concessionário apresentar documentos pessoais e o Título de Posse da sepultura na própria administração do cemitério, além de preencher um requerimento específico.

De acordo com a Serp, o cumprimento dos prazos é necessário devido a movimentação intensa de visitantes nos quatro cemitérios nas proximidades e no próprio Dia de Finados. A previsão da Serp é a de que os cemitérios municipais recebam no período aproximadamente 50 mil visitantes.