22/4/2014 - Sorocaba - SP

Artigo do Prefeito: Atendimento social onde ele é necessário

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Sorocaba dispõe de uma rede de proteção social extensa. São órgãos públicos municipais e organizações não governamentais voltadas ao atendimento de comunidades, famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade.

Ocorre que muitos serviços colocados à disposição dessas pessoas, unidades familiais e comunidades não chegam a ser por elas utilizados, desconhecimento de que existem por aqueles a quem deveriam acolher. 

Uma razão pela qual esses segmentos comunitários permanecem sem a proteção a que têm direito é o isolamento geográfico. Residentes em bairros distantes teriam de fazer uma longa viagem ao Centro e ali localizar o organismo que deles deve cuidar.

Aplicando a filosofia do Sistema Único de Assistência Social (Suas), o governo municipal está sanando essas omissões e implantando, nos bairros em que a população se encontra mais sujeita a vulnerabilidades sociais, Centros Regionais de Assistência Social (Cras), que são a porta de entrada para todo tipo de atendimento oferecido pelos órgãos públicos, municipais ou não. E, o que é mais importante, dotando-os de efetivas condições bem atender a população. 

Ao longo de 2013, silenciosamente, realizou a melhoria de condições daqueles já existentes, provendo todos eles de equipamentos fundamentais para a ligação com as unidades prestadoras desses serviços, como é o caso da Internet, e dotando-os do pessoal necessário. Assim, repotencializou cinco dessas unidades, que antes não conseguiam cumprir suas funções por falta de estrutura, e agora está instalando mais três. Queremos chegar a 15 até o final do quatriênio. 

Nesses centros, famílias e pessoas carentes podem realizar o cadastro único da assistência social e receber o direcionamento para hospitais públicos, entidades assistências especializadas, organismos que oferecem formação profissional gratuita, orientação para inscrever-se no Bolsa Família e assim por diante. 

A atuação dos Cras envolve, às vezes, a resolução de problemas aparentemente simples – o retorno de um adolescente ao sistema escolar, do qual se afastou – que, entretanto, sem supervisão adequada, pode frustrar-se prejudicar o desenvolvimento dessa pessoa. 

O foco do Suas é a família, no âmbito da qual a vida dos indivíduos se desenvolve. Os Cras não irão esperar que elas os procurem. Identificando nas comunidades os problemas mais urgentes, irão até as famílias mais necessitadas de proteção, iniciando seu trabalho.

Como também há casos em que a família, por algum problema se desestruturou – violência doméstica, por exemplo – a rede municipal contará também com Centros Especializados que cuidarão desses casos, auxiliando o grupo familiar a reorganizar-se para exercer suas tarefas.

Isso caracteriza um esforço do atual governo para colocar o atendimento social nos locais em que ele se faz necessário e, trabalhando com as comunidades, famílias e pessoas, ajudá-las a, com a utilização dos mecanismos sociais para tanto criados, viverem uma vida melhor.