Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

15/10/2014 - Sorocaba - SP

Horário de Verão altera período das atividades dos “Vivas”




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba 

O “Viva o Centro” muda de horário a partir deste domingo (19). O “Viva o Bairro”, que ocorre aos sábados, muda em novembro

Com a entrada em vigor do Horário Brasileiro de Verão, a partir da zero hora deste domingo (19), as atividades dos projetos “Viva o Centro” e “Viva o Bairro” passam a acontecer das 15h às 19h. O horário regular é das 14h às 18h. No caso do “Viva o Bairro”, que ocorre aos sábados em três lugares diferentes da cidade, o novo período vigora a partir do dia 1 de novembro. No próximo fim de semana dos dias 25 e 26, não haverá apresentações por conta do processo eleitoral em segundo turno.

O objetivo, segundo a coordenação do programas, é colaborar com a população que prestigia os eventos e evitar sofrimentos desnecessários, com o excesso de calor desta época do ano. “Quando fica muito quente, o público tende a diminuir a frequência nas atividades, por isso, um horário mais esticado, favorece que as pessoas saiam de casa e aproveitem o dia mais longo”, afirma Régis Massaroto, da Secult.

O Horário de Verão, efetivamente, acontece no país desde 1985 e já sofreu algumas alterações do seu tempo de duração, que trouxe, a partir de 2003, a atual característica: quatro meses de vigência, de outubro de um ano a fevereiro do ano seguinte. Em 2015, o horário de verão acaba à zero hora do dia 22 de fevereiro, quando os relógios devem ser atrasados em uma hora.  Neste domingo (19), início da adoção do programa que visa economizar energia elétrica, a população deve adiantar o relógio em uma hora.

Viva o Centro

A festa que ocupa a Praça Frei Baraúna durante as tardes de domingo, começa com apresentações artísticas e funcionamento dos espaços de lazer, entretenimento e bem estar, às 15h. Junto com as várias atividades, neste domingo (19), o Palhaço Fusquinha de Portas Abertas se apresenta ao respeitável público com o espetáculo “Ôtôvinu”, logo a partir das 16h.

Com caraterísticas do circo de rua, a peça conta a vida de um palhaço viajante que, sozinho e sem avisar, chega na cidade para mostrar seus números cômicos. Entre um causo aqui e outro ali, vai mostrando truques de malabarismo, acrobacias e palhaçadas que pedem, invariavelmente, a participação do público. E são essas pessoas, alçadas à condição momentânea de artistas, que tornam o show ainda mais engraçado. Só não vale não participar da brincadeira.

Um pouco mais tarde, às 16h30, a Cia Semeando Encanto mostra seu trabalho musical pontuado pela consciência ecológica. Por meio de intervenções que usam bonecos, interpretações, danças populares e arte visuais, o grupo envolve os espectadores e faz com que participem entusiasticamente das histórias que vão se desenvolvendo. Toda cenografia que montam é feita com material pós-consumo, as roupas que usam são confeccionadas com sobra têxtil, seguindo, justamente, o objetivo de ser exemplo na proposta da criação e uma mentalidade preservacionista.

A música do “Viva o Centro” também tem malemolência e caberá ao Forro Euzébio botar o povo para dançar. Influenciados por nomes como Trio Forrozão, Falamansa e dois dos principais ícones da cultura nordestina, Luiz Gonzaga e Dominguinhos, o grupo mostra o melhor do forró “Pé de Serra” e do forro “Universitário”, a partir das 18h. 

Formado em 2008, o grupo imprime alegria e ritmo a um repertório composto por músicas tradicionais de “Gonzagão” e Jackson do Pandeiro e outros e das contemporâneas da modalidade universitária, tocada e cantada por Falamansa, Bicho de Pé e Rastapé, além de mostrar ao público diversas composições autorais, como Cantinho em Você e Coração de Zabumbeiro.

Sempre regadas à sonoridade nordestina, a banda formada por Ronaldo Richieri (acordeão e voz), Tony Machado (triângulo e voz), Rick Machado (zabumba e voz), Thiago (violão 7 cordas e voz) e o Marcelo Ribeiro (flauta transversal), ainda tempera com músicas instrumentais de Hermeto Paschoal, Sivuca e Dominguinhos, o trabalho que apresentam em shows pela cidade e região.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.