Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

31/8/2016 - Sorocaba - SP

Formação continuada aborda avaliação e exclusão




da assessoria da imprensa da Prefeitura de Sorocaba

primeiro-encontro-do-curso-indagaces-sobre-o-curriculo-ft-an-003

“Avaliação, exclusão e caminhos da melhoria na escola” foi o tema abordado no primeiro encontro do curso “Indagações sobre o currículo”, que faz parte do Catálogo de Cursos de Livre Escolha, oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Sorocaba aos profissionais da rede municipal de ensino. O encontro ocorreu na tarde desta terça-feira (30), no auditório da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), no Alto da Boa Vista.

A ação desenvolvida pela Secretaria da Educação (Sedu), por meio do programa Escola da Escola, faz parte da formação continuada. Neste segundo semestre de 2016, serão atendidos 2.746 profissionais da educação.

O curso propõe o diálogo no cotidiano escolar, no sentido de enriquecer o debate sobre avaliação e sobre o currículo escolar e seus desdobramentos nas políticas públicas e nas práticas educativas.

Para o palestrante, o professor e doutor Luiz Carlos de Freitas, a temática da avaliação está sempre “colada” com a exclusão. Portanto, a questão da avaliação, que é uma das categorias do processo pedagógico, acaba dividindo e até influenciando de uma maneira bastante dura as demais categorias do processo educativo.

“A maioria das pessoas acham que a avaliação produz a exclusão, no entanto a exclusão é um fenômeno social e a avaliação mal conduzida faz ampliar esse processo”, ressaltou. Durante o encontro, o palestrante frisou ainda que a escola tem seus limites e um papel importante neste processo.

O palestrante destacou ainda a importância da formação que tem como principal proposta o currículo escolar. “A gente precisa compreender bem para desenvolver as ações com competência e trabalho efetivo”, explica.

Para a orientadora pedagógica, Kátia Sales, o curso traz enriquecimento de conhecimento. “Optei por esse curso justamente porque meu papel é orientar os professores“, explica.

Os próximos encontros do curso acontecem no dia 15 de setembro, com o tema “Diversidade no currículo”, com a palestrante Rosana Monteiro; e no dia 22 de novembro, com o tema “A formação integral do sujeito, por meio da interface arte e cultura”, ministrado pela palestrante Margareth Pedroso.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.