Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

28/4/2016 - Sorocaba - SP

Exposição e bate-papo abriram a Comemoração pelo Dia do Ferroviário




da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

dia-do-ferroviario-ft-assis-cavalcante-019

Programação é gratuita e prossegue até sexta-feira 

O Museu da Estrada de Ferro Sorocabana (MEFS) abriu ao público nesta quarta-feira (dia 27) a exposição temporária “Traçados da Ferrovia – Desenhos e Projetos da Sorocabana”, com exibição de um patrimônio documental, com projetos e desenhos técnicos – originais e reproduzidos – que fazem parte do acervo arquivístico salvaguardado no museu. Além da mostra, um bate-papo gratuito no espaço cultural reuniu ex-ferroviários e pessoas interessadas no tema.

Realizadas pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com a Sorocabana – Movimento de Preservação Ferroviária e a Academia Sorocabana de Letras (ASL), as atividades fazem parte da programação especial da Semana Comemorativa – Dia do Ferroviário, que acontece até esta sexta-feira (dia 29) na cidade.

O Dia do Ferroviário é comemorado em 30 de abril, em razão da inauguração da Imperial Companhia de Navegação a Vapor e Estrada de Ferro de Petrópolis, ou como é conhecida hoje, a Estrada de Ferro Mauá – a primeira linha ferroviária do Brasil, construída pelo Barão de Mauá no dia 30 de abril de 1854.

Além do acervo da exposição permanente do MEFS, com diversos e curiosos objetos que contam a história da ferrovia, os visitantes podem conferir projetos originais e reproduzidos em duas salas do museu, que foram escolhidos por suas curiosidades e também pelo seu bom estado de conservação.

Entre os originais, estão o de um carro de 2ª classe, com 72 lugares, projetado por G. Ricardo e I. Escobar, em 1924; e um de esgotamento das águas pluviais das oficinas da Sorocabana, projetado em 1926. Entre os desenhos técnicos reproduzidos, as pessoas poderão ver, por exemplo, o projeto da casa de força das oficinas da Sorocabana, de 1928, e o do edifício para as novas oficinas de reparação de locomotiva em Sorocaba, do mesmo ano.

Bate-papo

Após a abertura da exposição foi realizado um bate-papo com o objetivo de resgatar a memória oral de ex-ferroviários da Estrada de Ferro Sorocabana, que relembraram histórias e lembranças de uma época em que a ferrovia era presente em todo o país.

Quem conferiu a nova exposição temporária do MEFS e participou do bate-papo foi José Maria da Silva Barros, 74 anos, morador do bairro Central Parque. Em janeiro de 1958 ele começou a trabalhar na Estrada de Ferro Sorocabana, em Botucatu (SP), onde atuou por 12 anos. Apesar disso, esteve inúmeras vezes em Sorocaba. “Os ferroviários de todas as oficinas vinham fazer o treinamento aqui. Foi aqui que eu aprendi tudo, era referência”, contou.

Em sua carteirinha da EFS, José Maria trabalhou na categoria artífice, como soldador e também no socorro em casos de acidente. “Entrei na ferrovia com 17 anos, era um menino ainda e são tantas lembranças. Quando penso na Sorocabana lembro da minha juventude, foi um tempo muito bom”, relembrou com um sorriso no rosto. “Infelizmente no final da década de 60, eu e vários colegas saímos da Sorocabana e fomos trabalhar em multinacionais, que ofereciam na época melhores condições”, declarou.

O ex-ferroviário conta que de vez em quando dá uma “passada” no Museu da Estrada de Ferro Sorocabana. “Hoje vim especialmente para tentar reencontrar alguns colegas que ainda estão vivos, como eu”, brincou.

A mostra temporária poderá ser conferida até julho. O Museu da Estrada de Ferro Sorocabana está localizado no Jardim Maylasky, ao lado do Chalé Francês (sede do MACS – Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba) e funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 16h30. A entrada é gratuita.

Sobre a EFS

Apesar de não muito utilizado e pouco lembrado atualmente, a rede ferroviária teve grande importância na história do Brasil, seja no transporte de passageiros ou mesmo com relação ao de cargas, contribuindo para a própria construção do país.

O transporte ferroviário também contribuiu com a história e desenvolvimento de Sorocaba, auxiliando na difusão do nome da cidade, inclusive após a criação da Companhia Estrada de Ferro Sorocabana, em 1870, por empresários sorocabanos liderados pelo comerciante de algodão Luis Mateus Maylasky.

Desde o início de suas atividades, em 1875, a Estrada de Ferro Sorocabana foi importante via de fluxo de produtos nas áreas que abrangeram sua malha. A EFS é lembrada por ser uma empresa pioneira, tanto na área técnica quanto nas condições de trabalho oferecidas aos seus funcionários.

Em 1929, foram inauguradas as oficinas de manutenção em Sorocaba, com capacidade para realizar o reparo em até 300 locomotivas por ano. As Oficinas de Sorocaba foram, naquela época, as maiores da América do Sul. Já no campo da qualificação técnica e administrativa, a Sorocabana criou o Curso de Ferroviários em 1931. O objetivo era de aprimorar a formação profissional de seus trabalhadores.

Programação

Quinta-feira (dia 28)

Exibição de slides históricos

Horário: 19h

Local: Barracão Cultural (Avenida Afonso Vergueiro, 310, no Centro)

Lançamento do livro “Locomotivas Elétricas da Companhia Paulista”, de Rafael Prudente Corrêa Tassi

Com 240 páginas e mais de 430 fotos, a publicação resgata a história da maior frota de locomotivas elétricas pertencente a uma única ferrovia brasileira, pioneira na introdução da tração elétrica no país.

Horário: 19h45

Local: Barracão Cultural (Avenida Afonso Vergueiro, 310, no Centro)

Palestra “Tombamento do Complexo Ferroviário de Sorocaba”

O arquiteto José Antonio Zagato, membro do Condephaat, instrutor do processo de tombamento histórico estadual das oficinas de vagões da Estrada de Ferro Sorocabana.

Horário: 20h15

Local: Barracão Cultural (Avenida Afonso Vergueiro, 310, no Centro)

Sexta-feira (dia 29)

Exibição do filme “Mundança – Trem dos Mendigos” (1998)

O documentário inédito da diretora Alexandra Lima G. Pinto traz o último registro dos trens de passageiros em São Paulo.

Horário: 19h30

Local: Casa 52 (Jardim Maylasky)

Apresentação do Grupo de Serenata Naquele Tempo

Horário: 20h

Local: Casa 52 (Jardim Maylasky)



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.