Sábado, 20 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

13/4/2016 - Sorocaba - SP

Esporte japonês oferece integração para todas as idades




da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

img3299

Tacos, bolas, raciocínio, diversão e muita integração dentro de quadra é o que se vê de forma frequente nas aulas de gatebol, realizadas semanalmente no Centro Esportivo “André Matiello”, no bairro Pinheiros. O treino desta terça-feira (12) reuniu jogadores que estão aprendendo sobre a modalidade esportiva japonesa, enquanto intercalam-se nas atividades oferecidas pelo Clube do Idoso.

É o caso de Maria Aparecida Danziger, 60 anos, que pratica o esporte há mais de um ano ao lado do marido. “Venho na ginástica, na academia e jogar me trouxe mais alegria”, diz.

Já Simphoriano Martinez Filho, 58 anos, comenta que a além da saúde, a integração entre os alunos é o mais importante. “Comecei brincando mas pegou na veia e agora não sei mais parar. Você andando, jogando, tem saúde. Fora que a melhor coisa que tem é a amizade”, informa.

A quadra utilizada no centro esportivo, inaugurada em 2013, foi denominada como Jogi Henna, em homenagem ao imigrante japonês que firmou raízes em Sorocaba como comerciante e que foi um dos primeiros praticantes do gatebol na cidade.

Entre os técnicos da Secretaria de Esporte e Lazer (Semes) formados no curso de gatebol promovido pela União Cultural e Esportiva Nipo-brasileira de Sorocaba (Ucens), está Marcos Castro, professor que assumiu as aulas no local desde outubro de 2015. Marquinhos, como é conhecido pelos alunos, destaca que qualquer pessoa pode praticar o esporte.

“O interessante do gatebol é que ele consegue integrar todas as idades, desde crianças até idosos. O legal é que eles podem jogar todos juntos, não precisa ter diferenciação de categorias”, ressalta Marquinhos.

Para participar das aulas de gatebol, o interessado deve comparecer no Centro Esportivo de Pinheiros às segundas e terças-feiras, das 8h às 10h, para receber orientações e já começar a ter contato com a modalidade esportiva japonesa.

Sobre o gateball

O gatebol foi criado em 1947, no Japão, por Eiji Suzuki. O jogo era originalmente concebido para crianças, mas pessoas de todas as idades também se entusiasmaram pela modalidade, porque ele pode ser praticado mesmo em idade avançada, fácil de aprender e não exige muito fisicamente. Além de possibilitar a prática entre família, também permite que pessoas com deficiência física possam competir.

O gatebol é jogado em uma quadra retangular de 20 a 25 metros de comprimento e 15 a 20 metros de largura. Cada quadra tem três ‘gates’ (arco) e um ‘goal pole’ (pino central). A disputa se dá entre dois times, vermelho e branco, de cinco jogadores. Os jogadores têm bolas numeradas correspondentes com suas ordem de jogo. A bolas são vermelhas ímpares e as brancas são pares. Os times marcam um ponto por bola rebatida com o ‘stick’ (taco) que atravesse um arco e dois pontos por atingir o pino central. Um jogo de gateball tem duração de 30 minutos.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.