Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

10/11/2015 - Sorocaba - SP

Empreende Sorocaba prossegue com várias atividades no PTS




da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

2-empreende-sorocaba-palestra-amyr-klink-ft-assis-cavalcante-184

O Parque Tecnológico aberto aos sorocabanos e moradores de cidades vizinhas em busca da inovação aplicada às micros e pequenas empresas. Esses foram os focos das principais atividades do terceiro dia do “Empreende Sorocaba”. A segunda edição do evento, que prossegue até o dia 18 no PTS, faz parte da agenda mundial “Rede Global do Empreendedorismo”.

Microempreendedor, Orlando Rezende Leal foi um dos participantes do evento nesta segunda-feira (09). Disse ser a primeira vez que participa de um evento desse nivel e gostou muito da proposta. “Creio que vou encontrar a solução que preciso para o meu negócio através das conversas que tivemos aqui. O empreendedor vive tendo ideias mas as vezes não sabe como colocar aquilo em prática. É importante esse apoio da Prefeitura, porque você evita tropeços, falamos com especialistas”, afirmou.

Baseado num movimento criado em 2007 pelo ex-primeiro ministro britânico, Gordon Brown, e realizadado no Brasil desde 2008, o empreende Sorocaba consiste num evento de longa duração no qual são realizadas uma série de atividades como: palestras, workshops, bate-papos, consultorias, desafios e concursos, entre outras, com objetivo de estimular o empreendedorismo local e regional.

Nesta terça-feira (10), acontece o primeiro dia do Desafio Empreende Sorocaba. O objetivo é incentivar instituições de Ensino Superior e Médio/Técnico de Sorocaba a realizar ações e atividades que estimulem a cultura empreendedora junto aos alunos. A partir das 13h30 a atração é o Workshop “Novos Desafios, Novas Soluções Computação Gráfica na Indústria”. Esta atividade marca a inauguração da nova parceria do PTS e da Dassault Systèmes/UVW. Nessa parceria o laboratório de engenharia computacional do PTS ganhará dois novos softwares: o SolidWorks e o Esprit, ambos de computação gráfica para automatização de engenharias de empresas, sendo eles destinados a qualquer desenvolvimento de produtos e sistemas.

A linha de produtos da SolidWorks que equipará o Parque Tecnológico de Sorocaba compreende uma completa solução para desenvolvimento de produtos, na qual as empresas associadas poderão desenvolver seus produtos usando tecnologia 3D, estudar movimentos, identificar interferências, calcular esforços, fadiga, vida útil, fazer análises de fluído dinâmica, tudo isso em ambientes lineares e não lineares.

Na quarta-feira (11) ocorre o segundo dia do Desafio Empreende Sorocaba, com participação de instituições de ensino da cidade. Das 14h às 17h acontece o Papo Empreendedor: “Diálogo sobre apoio à pesquisa para Inovação na Pequena Empresa”. Aqui o objetivo é apresentar o programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (Pipe) da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), destacando seus conceitos, propósitos, metodologia e processo de avaliação.

O encontro será uma oportunidade para que as empresas interessadas possam conhecer, esclarecer dúvidas e apresentar projetos ao programa.

Confira abaixo a programação completa:

Dia 12 – Quinta-feira

14h às 17h Papo Empreendedor “Manufatura 4.0”.

Dia 13 – Sexta-feira

14h às 17h – Papo Empreendedor “Desafios e Oportunidades para Cidades Inteligentes na Região Metropolitana de Sorocaba”.

Dia 14 – Sábado

9h às 17h – Papo Empreendedor “Workshop de Robótica – Robô Livre”.

Dia 16 – Segunda-feira

9h às 17h – Empreende na Praça Coronel Fernando Prestes. Diversas atividades de interação, orientação e diversão com a comunidade, cuja missão maior é disseminar a educação e a cultura empreendedoras, conectando, capacitando e inspirando as pessoas a empreender e a inovar.

Dia 17 – Terça-feira

15h às 17h – Papo Empreendedor “Desafios da Internacionalização”

Dia 18 – Quarta-feira

14h às 17h – Palestra de Encerramento Empreende Sorocaba 2015. Premiação do Desafio Empreende Sorocaba.

Espaço Empreendedor

O Espaço Empreendedor da Prefeitura também estará no Empreende Sorocaba. A primeira atividade será uma palestra sobre “O Google e meu Negócio – Como usar a ferramenta”, que acontece no dia 11, das 19h30 às 21h. No dia seguinte, no mesmo horário, será apresentada a palestra “Entendendo e Atendendo o Cliente”.

Já no dia 17 de novembro, das 15h às 16h, acontece a palestra da equipe do Espaço Empreendedor, sob o título “Quem Pode ser Empreendedor Individual”. No dia seguinte o tema da palestra será “Introdução ao Business Canvas”, que será realizada das 19h30 às 21h. “Como obter Microcrédito Empresa” é o tema da palestra do dia 19, das 15h às 16h.

A participação nas palestras e atividades é gratuita, mas devido ao número limitado de lugares é aconselhável inscrição antecipada pelo e-mail eempreendedor@sorocaba.sp.gov.br

Realizado pela Prefeitura de Sorocaba por meio do Parque Tecnológico (PTS), o Empreende Sorocaba conta com apoio da Agência de Inovação (Inova Sorocaba), Associação Comercial de Sorocaba, Hubiz, Núcleo de Jovens Empreendedores (Ciesp Sorocaba) e Sebrae-SP (regional Sorocaba). Conta ainda com patrocínio de Faculdade de Tecnologia de Sorocaba (Facens), Smyowl, Confiatta Sistemas e Tecnologia, Pyme DNA Financeiro, Primeiro Café e Brasil Kirin.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.