Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

26/8/2015 - Sorocaba - SP

E.M. “Matheus Maylasky” promove 2ª Caminhada Histórica




da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

Como parte do Projeto “Sorocaba nos Trilhos da Inovação”, a Escola Municipal “Matheus Maylasky” promove nesta quarta-feira (26), a partir das 8h30, sua 2ª Caminhada Histórica Matheus Maylasky. O objetivo, segundo a Secretaria da Educação (Sedu), é estreitar o vínculo e parceria entre a comunidade e a escola, por meio de vivências culturais capazes de promover o reconhecimento dos significados da cultura e história local, como prática da leitura de mundo.

A caminhada pelo bairro será guiada por um dos moradores mais antigos da Vila Santana, o senhor Daniel Matucci, e pelo pesquisador e historiador José Rubens Incao. Atualmente, a E.M. Matheus Maylasky oferece Ensino Fundamental de 1º ao 9º ano.

Centro

Já na sexta-feira (28), também às 8h30, a escola realizará mais uma caminhada, dessa vez com os professores e pelo centro da cidade. A intenção é o reconhecimento de espaços públicos de memória esquecidos pela versão oficial da História. A caminhada será guiada pelo historiador, pesquisador e escritor Carlos Carvalho Cavalheiro.

A ideia é estabelecer uma rede em que as expressões culturais, a história e as vivências da memória se entrecruzem estabelecendo para os estudantes uma ação de participação e envolvimento com o seu entorno, e despertando um olhar crítico para o mundo que o cerca.

Encerramento

Para este ano, o encerramento do projeto será no dia 24 de setembro e contará com apresentação de cururu, danças folclóricas, vídeo do percurso da caminhada, inclusive com entrevistas de moradores antigos da Vila Santana e ferroviários que trabalharam na Sorocabana, contribuindo com a construção de uma escola para atender seus filhos e netos, em 1959.

Em 2014 a experiência com os estudantes promoveu o vínculo entre adolescentes e o grupo da 3ª Idade “Viva Terceira Idade”, que também participou da 1ª Caminhada Histórica. O fechamento do projeto contou com apresentação de Dança de Salão e os grupos de dança medalhistas da 3ª Idade.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.