Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

25/4/2016 - Sorocaba - SP

Dia do Ferroviário será comemorado em Sorocaba




da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

2012-07-20-museu-ferroviaria-de-sorocaba-ft-zaqueu-proenca-219-158

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com a Sorocabana – Movimento de Preservação Ferroviária e a Academia Sorocabana de Letras (ASL), promovem a Semana Comemorativa – Dia do Ferroviário, com uma programação especial, entre quarta e sexta-feira (dias 27, 28 e 29 de abril), na cidade.

O Dia do Ferroviário é comemorado em 30 de abril, em razão da inauguração da Imperial Companhia de Navegação a Vapor e Estrada de Ferro de Petrópolis ou como é conhecida hoje, a Estrada de Ferro Mauá – a primeira linha ferroviária do Brasil, construída pelo Barão de Mauá no dia 30 de abril de 1854.

Apesar de não muito utilizado e pouco lembrado atualmente, o transporte ferroviário teve grande importância na história do Brasil, seja no transporte de passageiros ou mesmo com relação ao de cargas, contribuindo para a própria construção do país.

O transporte ferroviário também contribuiu com a história e desenvolvimento de Sorocaba, auxiliando na difusão do nome da cidade, inclusive após a criação da Companhia Estrada de Ferro Sorocabana, em 1870, por empresários sorocabanos liderados pelo comerciante de algodão Luis Mateus Maylasky.

A programação especial será realizada gratuitamente em três locais: Museu da Estrada de Ferro Sorocabana (MEFS), Barracão Cultural e na Casa 52 (atual sede da ASL). De acordo com a Secretaria da Cultura, todos os eventos são abertos ao público.

Programação

Na quarta-feira (dia 27), a partir das 15h, o Museu da Estrada de Ferro Sorocabana abrirá ao público sua nova exposição temporária, “Traçados da Ferrovia: desenhos e projetos da Sorocabana”. A mostra exibe alguns projetos e desenhos técnicos que fazem parte do acervo arquivístico que está salvaguardado no MEFS. No mesmo dia, às 16h, será realizada uma roda de conversa no museu entre ex-ferroviários, num bate-papo informal, com o objetivo de reviver memórias da Sorocabana.

Na quinta-feira (dia 28), as atividades ocorrem no Barracão Cultural. Às 19h, serão exibidos slides históricos. Já às 19h45, acontece o lançamento do livro “Locomotivas Elétricas da Companhia Paulista”, de Rafael Prudente Corrêa Tassi. Com 240 páginas e mais de 430 fotos, a publicação resgata a história da maior frota de locomotivas elétricas pertencente a uma única ferrovia brasileira, pioneira na introdução da tração elétrica no país.

No mesmo dia, às 20h15, acontece a palestra “Tombamento do Complexo Ferroviário de Sorocaba”, com o arquiteto José Antonio Zagato, membro do Condephaat, instrutor do processo de tombamento histórico estadual das oficinas de vagões da Estrada de Ferro Sorocabana.

Para encerrar, na sexta-feira (dia 29), às 19h30, será exibido o filme “Mundança – Trem dos Mendigos” (1998), da diretora Alexandra Lima G. Pinto. O documentário inédito traz o último registro dos trens de passageiros em São Paulo. Já às 20h, o Grupo de Serenata Naquele Tempo se apresenta na Casa 52.

A Casa 52 e o Museu da Estrada de Ferro Sorocabana estão localizados no Jardim Maylasky, ao lado do Chalé Francês (sede do MACS – Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba). Já o Barracão Cultural fica na Avenida Afonso Vergueiro, 310, no Centro, ao lado da Estação Ferroviária. A entrada é gratuita.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.