Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

23/2/2015 - Sorocaba - SP

“Dia D” mobiliza Sorocaba contra a dengue




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Conscientizar toda a população de Sorocaba contra o surto de dengue e eliminar possíveis criadouros do mosquito transmissor, o Aedes aegypti. Estes foram os principais motivos da campanha “Dia D”, da Prefeitura de Sorocaba, realizada neste sábado (21).

As atividades tiveram início na Praça Coronel Fernando Prestes com um grito de guerra encabeçado pelo prefeito Antônio Carlos Pannunzio, declarando que Sorocaba está empenhada em exterminar a doença. “Já tínhamos consciência que o desafio seria grande e tomamos medidas junto a Secretaria de Saúde. Os hospitais estão preparados, mas agora temos que combater a causa. Somente com a colaboração de todos poderemos fazer frente. É preciso examinar a fundo todos os lugares e qualquer possibilidade de proliferação tem que ser eliminada. Tenho certeza que Sorocaba, mais uma vez, vai mostrar que é possível sim combater e vencer a dengue”, disse.

Acompanhado de secretários municipais e representantes do poder legislativo, Pannunzio percorreu os três bairros com maior incidência de casos de dengue - Nova Esperança, Vila Gabriel e Parada do Alto - além de circular pelo centro, onde orientou, com material educativo, comerciantes e munícipes.

Nos três bairros, a ação chamada territorial teve como meta atender 7,5 mil imóveis das 9h às 17h, com um efetivo de vinte caminhões para remoção de materiais e 358 agentes de saúde para bloqueio da doença, fiscalização de denúncias recebidas na divisão de Zoonoses e nebulização.  Os resultados da atividade serão divulgados no início da próxima semana.

Já a ação campal do “Dia D” foi realizada em 54 bairros de Sorocaba, com mobilização de 600 pessoas, entre servidores municipais e voluntários integrantes de clubes de serviços, entidades, ONGs, estudantes, igrejas e sindicatos. Das 9h às 13h foram distribuídos folhetos informativos, com orientação preventiva para evitar a doença. As frentes tiveram o apoio da Polícia Militar, Guarda Mirim, Guarda Civil Municipal (GCM) e os voluntários da Defesa Civil. 

Nebulização no bairro Nova Sorocaba

A técnica de Ultra Baixo Volume (UBV) terá início neste sábado, das 19h às 22h, no bairro Nova Sorocaba, onde veículos preparados farão a nebulização. De acordo com o Secretário de Saúde, Francisco Antônio Fernandes, a ação é muito segura para seres humanos e as casas devem estar preparadas. “A população deve deixar portas e janelas abertas para entrada do produto dentro das residências, onde estão os mosquitos adultos”, orienta, lembrando que acamados, alérgicos e crianças deverão estar isolados por trinta minutos após a passagem do nebulizador.

Ainda assim, a medida só será prorrogada no caso da condição climática não ser favorável, segundo informou o supervisor de Zoonoses, João Ricardo Ennser. "Visto que o horário escolhido se deu por ser momento de inversão térmica e permite o produto agir por mais tempo, a ação apenas poderá ter data alterada em caso de vento ou chuva", explicou.

Informação na web

Mais informações sobre a prevenção e sintomas da dengue podem ser encontradas no sitewww.sorocaba.sp.gov.br/dengue. No mesmo endereço eletrônico, o cidadão que queira aderir à campanha também pode fazer download de banner e moldura para personalizar sua foto nas redes sociais, além de conferir os vídeos, folhetos e cartazes da ação de prevenção promovida pela Prefeitura de Sorocaba



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.