Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

11/2/2016 - Sorocaba - SP

Dia “D” de Combate ao Aedes ocorrerá neste sábado na cidade




da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

2016-02-10-dengue-dia-d-ft-emerson-ferraz-008

A Divisão de Zoonoses da Secretaria da Saúde (SES) definiu os bairros de Sorocaba que serão alvo, neste sábado (13), de mais um Dia “D” de Combate ao Aedes aegypti. A operação, que desta vez será realizada em conjunto com o Exército, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Guarda Civil Municipal, Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) e secretarias de Serviços Públicos (Serp) e da Fazenda (SEF), será desencadeada das 8h às 14h, em regiões específicas dos bairros Jardim Sol Nascente/Jardim Monterrey, Paineiras e Cajuru (ver arquivos em anexo).

A definição ocorreu nesta quarta-feira (10), durante reunião no Salão de Vidro da Prefeitura. A Dia “D” fará parte de uma ação nacional contra o Aedes – mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya – promovida pelo Ministério da Saúde em todo o País. O movimento pretende reunir 220 mil militares e 300 mil agentes públicos nas ruas, no sábado (13).

A mobilização local contará, inclusive, com a participação de 40 soldados do Exército, 30 policiais militares/bombeiros, 20 agentes da Sucen, e 30 profissionais da Divisão de Zoonoses da SES. A GCM dará apoio às equipes, por meio de quatro viaturas que atuarão nas regiões do Cajuru do Sul e Paineiras.

A área total da ação em Sorocaba contempla 3.536 imóveis e a SES prevê que, aproximadamente, 2.500 recebam visitas das equipes mistas, pois há estimativa de que em média 30% das propriedades estejam fechadas ou desocupadas. As equipes orientarão a população quanto à importância de combater o mosquito transmissor e eliminar os possíveis criadouros de larvas.

Outro trabalho será o recolhimento de materiais inservíveis que podem acumular água, potenciais criadouros do Aedes. Por exemplo: caixa d´água, tambores, reservatórios, vasos de planta de plástico, prato de planta, latas, frascos, plásticos, garrafas, baldes, bandejas, calhas, vasos sanitários, pias, tanques, máquinas de lavar, piscinas desmontáveis, lonas, pneus, bebedouros, peças e sucatas e masseira.

“Ou seja, nesse arrastão não serão removidos outros tipos de materiais, como sofás, colchões, madeiras, lixo orgânico, madeiras e materiais de construção”, detalha o secretário da Saúde, Francisco Fernandes. Em caso de dúvida, no momento da visita dos agentes, eles vão orientar se o material poderá ou não ser removido. Nas três áreas, fiscais da Secretaria da Fazenda percorrerão as ruas para identificar imóveis sujos e notificar os proprietários.

As três áreas

A delimitação das áreas das três regiões que serão atendidas no Dia “D” foi definida pela Divisão de Zoonoses da SES com base no maior número de casos suspeitos, ou confirmados, dessas doenças ligadas ao Aedes. “No Sol Nascente/Monterrey há elevado número de notificações de dengue e, historicamente, é uma área com grande quantidade de inservíveis que podem acumular água. Já no Paineiras, além disso, há paciente com caso importado de chikungunya e outro suspeito”, frisa Thaís Buti, médica veterinária da Divisão de Zoonoses.

Já a região do Cajuru Sul foi escolhida por terem sido identificados dois casos suspeitos de chikungunya, pela elevada quantidade de ocorrências suspeitas de dengue e pela proximidade ao município de Itu. Isso porque o elevado fluxo diário de pessoas entre Itu e Sorocaba favorece a transmissão sustentada, ou seja, que alguém leve o vírus de algumas dessas doenças para o município vizinho.

O arrastão ocorrerá por quarteirão. Os agentes de saúde, soldados e policiais baterão nas portas para informar ao munícipe sobre a ação, orientando a colocar na calçada os materiais que acumulem água para serem recolhidos no mesmo dia. Em cada região, dois caminhões serão disponibilizados para fazer o transporte desse material. Enquanto a PM/Bombeiros se concentram nos Jardins Sol Nascente/Monterrey, o Exército fará o serviço no Paineiras e no Cajuru Sul.

“Toda ajuda é importante nessa ação, vamos aproveitar ao máximo esse apoio do Exército e da PM. A participação deles dá grande impacto e credibilidade à ação. Já estamos, inclusive, estudando mais iniciativas contra o Aedes para serem desencadeadas na próxima semana, também em parceria com essas forças”, adiantou o secretário da Saúde. Lembrou, ainda, que este é o terceiro dia “D” realizado pela Prefeitura – os dois primeiros ocorreram em 2015 – e que a adesão da população em manter os imóveis sem criadouros do Aedes aegypti é fundamental para se evitar uma nova epidemia de dengue e a disseminação dos casos de chikungunya e zika.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.