Terça-Feira, 16 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

29/5/2017 - Sorocaba - SP

Desfile de cavaleiros marca Semana do Tropeiro




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Depois de uma semana refazendo o caminho das tropas, os participantes da tradicional tropeada chegaram neste sábado (27) a Sorocaba. Para encerrar o evento, os cavaleiros e muladeiros desfilaram na manhã deste domingo (28) pelas ruas da cidade até o Largo do Divino, onde receberam a benção. A tropeada faz parte da programação da Semana do Tropeiro, que segue ate dia 31.

Eles saíram da rua Antônio Aparecido Ferraz, no Jardim Santa Isabel às 8h, com destino ao Largo do Divino, onde aconteceu a benção à tropa. A saída foi do Centro Hípico Pagliato onde percorreram as ruas Antonio Aparecido Ferraz / Clemente Bernardo Pereira / Maria Gonçalves /  Laura Maielo Kook /  Dr. Luiz Mendes de Almeida até o Largo do Divino, com posterior retorno.

Ainda neste domingo, das 10h às 19h acontece a Feira do Rolo, herança da cultura tropeira, que acontece no Casarão de Brigadeiro Tobias, em Brigadeiro Tobias, com animação de músicos sertanejos e outras atrações. E quem for participar da feira pode aproveitar para participar da exposição tropeira que ocorre no mesmo local, com objetos e outras referências da cultura tropeira da região.

Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Werinton Kermes, é importante, principalmente para as novas gerações, manter a tradição da cultura tropeira da cidade.

emerson-ferraz-2

Até dia 31

As atividades da Semana do Tropeiro se estendem até o dia 31 (quarta-feira). Até a data, é possível visitar a exposição O tropeiro, na Biblioteca Infantil “Renato Sêneca de Sá Fleury” (rua da Penha, 673, Centro). A exposição reúne figuras, miniaturas, ilustrações e objetos sobre a vida do tropeiro, além das curiosidades sobre o dia a dia das viagens, animais e transportes. O horário de visita é das 8h às 17h e a entrada é gratuita.

Ainda na Biblioteca Infantil acontece, no dia 31, a oficina de Culinária Tropeira para Crianças, onde será apresentado um prato tradicional ligado ao tropeirismo e de fácil confecção. Durante o preparo, as crianças ouvirão histórias e curiosidades sobre o tropeiro. A oficina será ministrada, das 14h às 16h, pela culinarista e arte-educadora Paula Cristina Minatogawa. Ainda há vagas e a atividade é destinada a crianças de 7 a 12 anos.

Também no dia 31 o pesquisador José Rubens Incao conduzirá o passeio cultural “No Caminho das Tropas”, que percorrerá alguns trechos urbanos utilizados pelos tropeiros. O encontro será na Praça 9 de Julho, que serviu de local de partida e chegada das tropas vindas do Sul. O trajeto seguirá pelas ruas Moreira César, Penha, Professor Toledo, Cesário Motta e finalizará na Praça Frei Baraúna, local utilizado no século 19 para as famosas Cavalhadas de Sorocaba, ou seja, a dramatização entre dois grupos de cavaleiros representando a luta entre mouros e cristãos.

O passeio acontece das 19h30 às 21h e é aberto aos interessados maiores de 12 anos. As inscrições para as oficinas acontecem na Biblioteca Infantil localizada na rua da Penha, 673, Centro. Informações pelo telefone (15) 3231-5723.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Sorocaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.